Exame.com
Continua após a publicidade

Deputados estaduais também terão aumento e não é só isso

Como já era de se esperar (ainda que com indignação), deputados estaduais seguiram o exemplo de senadores e deputados federais, que aprovaram para si um aumento salarial de 62% na última quarta-feira. Por todo o país, as Assembleias correm para colocar na pauta de votação, antes do recesso de fim de ano, projetos que garantam reajustes aos Legislativos estaduais. Deputados estaduais de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 21 de dezembro de 2010 às, 21h07.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h51.

Como já era de se esperar (ainda que com indignação), deputados estaduais seguiram o exemplo de senadores e deputados federais, que aprovaram para si um aumento salarial de 62% na última quarta-feira. Por todo o país, as Assembleias correm para colocar na pauta de votação, antes do recesso de fim de ano, projetos que garantam reajustes aos Legislativos estaduais.

Deputados estaduais de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, já haviam se antecipado e garantido a aprovação de um texto que lhes garante um salário equivalente a 75% do que ganham os deputados federais, cujos salários passaram de 16.512,09 reais para 26.723,13 reais.

Benefícios para o bolso – mau para o Orçamento

O rombo nos cofres públicos não deve parar por aí. E no que diz respeito aos salários dos parlamentares não para mesmo. Cada um dos parlamentares brasileiros já embolsa mensalmente valores que com benefícios ultrapassam  com folga a faixa dos 100 mil reais. O levantamento é do site Congresso em Foco, com informações de julho de 2010, ou seja, ainda não contempla o polêmico aumento. O site utiliza informações da Câmara, do Senado e da Ong Transparência Brasil.

No site do Instituto Millenium, veja a entrevista com o diretor do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe d’Ávila sobre o aumento salarial dos parlamentares.