Exame.com
Continua após a publicidade

Cuba pretende reforçar relações comerciais com o Brasil

Depois de ajudarmos o Paraguai com Itaipu, que tal financiarmos a modernização do porto cubano de Mariel? Raúl Castro se reuniu com nosso ministro da Indústria e Comércio Exterior na última semana. Para discutir as relações comerciais entre a ilha e o Brasil. Uma das decisões tomadas neste encontro foi esta: financiar o projeto bilaterial de modernização do porto cubano. O argumento? Sim, aumentar laços desta notável relação social e […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 10 de novembro de 2009 às, 20h30.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h52.

Depois de ajudarmos o Paraguai com Itaipu, que tal financiarmos a modernização do porto cubano de Mariel?

Raúl Castro se reuniu com nosso ministro da Indústria e Comércio Exterior na última semana. Para discutir as relações comerciais entre a ilha e o Brasil. Uma das decisões tomadas neste encontro foi esta: financiar o projeto bilaterial de modernização do porto cubano.

O argumento? Sim, aumentar laços desta notável relação social e econômica entre os países. Cuba agradece, é claro. Em sinal de gratidão, expôs dezenas de produtos brasileiros em um pavilhão só nosso na Feira Internacional de Havana. Uma vitrine comercial e tanto.

Cuba também ao Brasil o financiamento de uma fábrica de leite em pó (ou longa vida). Se o Brasil aceitar, que argumente logo razões ideológicas. Porque não há nada de estratégico em criar uma estatal do leite. E nem de caridoso. Pois ajuda Cuba quem não se submete às loucuras da ditadura de 50 anos.