Exame.com
Continua após a publicidade

Clube Millenium: o modelo ideal de reforma tributária em debate

Em nova edição da Quinzena Econômica, Sérvulo Dias analisa proposta em discussão e traça diagnóstico do atual modelo

I
Instituto Millenium

Publicado em 4 de agosto de 2020 às, 14h46.

A reforma tributária voltou ao debate no Congresso Nacional e é assunto desta semana no Clube Millenium. Um tema delicado, que envolve um complexo sistema de normas e interesses diversos, gerando muito debate e controvérsia. Neste sentido, qual proposta seria a ideal? Em artigo exclusivo para associados, o estrategista liberal Sérvulo Dias aborda o assunto. Nesta edição da Quinzena Econômica, o economista explica o que está sendo proposto e analisa o atual sistema brasileiro, mostrando, através de dados, o tamanho da sua complexidade. Confira o conteúdo exclusivo!

Em seu artigo, Sérvulo destacou que esta é a primeira tratativa após anos de espera por um projeto de transformação das regras tributárias, e que cabe ao governo conciliar, junto ao Congresso, as propostas em torno de um texto factível. O economista, no entanto, destaca três elementos principais que norteariam um sistema tributário ideal: a eficiência; a equidade e o tamanho da arrecadação total.

Veja também
A discussão sobre a desigualdade no período pós-Covid e o programa de renda mínima
Paulo Kakinoff, diretor-presidente da Gol, e Paulo Cesar de Souza e Silva, ex-CEO da Embraer, debatem o setor da aviação

O diagnóstico sobre o atual sistema tributário assusta. Nas últimas décadas, segundo Sérvulo, foi criado um emaranhado de normas tributárias descentralizadas e, muitas vezes, até conflitantes. “Como exemplo, considerando-se o aniversário de 31 anos da nossa Constituição Federal em 2019, um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) apontou que, em matéria tributária, foram editadas mais de 400.000 normas, ou seja, mais de 2 normas tributárias por hora apenas nos dias úteis”, aponta, reforçando que o brasileiro paga mais de 90 tributos, contribuições, impostos e afins.

O estrategista salienta que apenas o fato da discussão estar sendo retomada é um ponto positivo, reforçando que a decisão de fatiar a reforma é uma estratégia política para auxiliar na sua aprovação. Para entender melhor o projeto proposto e a importância deste debate, assine o Clube Millenium e confira o artigo exclusivo!

Sobre o Clube Millenium

Novo projeto do Imil, o Clube Millenium reúne conteúdo exclusivo para seus assinantes. Mensalmente, os associados têm acesso a análises em texto e áudio, com especialistas do Instituto. Além disso, a cada mês, o clube virtual promove um rico debate sobre temas variados, sempre com um conselheiro do Millenium. Além disso, podcasts exclusivos e o “Quinzena Econômica em Perspectiva”, com o estrategista liberal Sérvulo Dias, fazem parte da programação.