As vozes que o amigo de Lula tenta calar & Parte 5
Mohammad Davari Veículo: Saham News Preso em: Setrembro de 2009 Davari é outro jornalista do “Saham News” que estava trabalhando numa matéria investigativa sobre o abuso de detentos no Centro de Detenção Kahrizak. Em maio deste ano, Davari foi sentenciado a cinco anos de prisão por “amotinação contra o regime”. Ele apelou da sentença, de acordo com o Reporters and Human Rights Activists. As acusações inicias incluiam “propaganda contra o […] Leia mais
Publicado em 17 de junho de 2010 às, 23h22.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 11h43.
Mohammad Davari
Veículo: Saham News
Preso em: Setrembro de 2009
Davari é outro jornalista do “Saham News” que estava trabalhando numa matéria investigativa sobre o abuso de detentos no Centro de Detenção Kahrizak. Em maio deste ano, Davari foi sentenciado a cinco anos de prisão por “amotinação contra o regime”. Ele apelou da sentença, de acordo com o Reporters and Human Rights Activists.
As acusações inicias incluiam “propaganda contra o regime”, “associação e amotinação contra a segurança nacional” e promoção de caos na ordem pública”. Nas semanas após a eleição de junho de 2009, Davari havia gravado o testemunho dos detentos do Centro de Detenção Kahrizak, que alegaram terem sido estuprados e abusados.
Davari reclamou sobre as condições precárias da prisão durante a visita de um oficial do governo. Por causa disso, foi enviado à solitária, onde tem sido torturado e coagido a fazer declarações falsas sobre o ex-candidato à presidência Mehdi Karroubi, de acordo com informações do site reformista “Jonbesh-e Rah-e Sabz” e o site “Reporters and Human Rights Activists“.
Mehdi Mahmoudian
freelance
Preso em: Setembro de 2009
O blogueiro político Mahmoudian foi sentenciado a cinco anos de prisão por “amotinação contra o regime”, por sua participação em registrar estupros e assassinatos ocorridos no Centro de Detenção Kahrizak.
Mahmoudian trabalhou com Emadeddin Baghi no Centro de Defesa dos Direitos de Prisioneiros. Ele sofre de uma doença renal, agravada pelos maus tratos na prisão, segundo informou o serviço persa do canal “Deutsche Welle”.
Seyed Massoud Lavasani
Veículos: Shargh, Etemad, Etemad-e-Melli
Preso em: Setembrp de 2009
Massoud Lavasani trabalhou para muitos jornais iranianos, incluindo “Shargh”, “Etemad”, “Etemad-e-Melli”, “Kargozaran”, assim como para a agência Mehr de notícias. Ele foi preso em casa em setembro de 2009.
Em dezembro de 2009, foi sentenciado a oito anos e meio de prisão. Uma corte de apelação reduziu a sentença para seis anos de prisão e 10 anos de suspensão de exercício do jornalismo, de acordo com a Human Rights Activists News Agency . O site do grupo também divulgou que Lavasani começou uma greve de fome em março, em protesto ao tratamento dado a ele pelas autoridades da prisão. Seu direito a visitas e telefonemas foi suspenso.
(continua…)
Com informações do Committee to Protect Journalists