Exame.com
Continua após a publicidade

Arrecadação tributária no Brasil sobe 21,73%

“O Brasil é um manicômio tributário”. A frase é de Paulo Rabello de Castro, economista e articulista do Instituto Millenium.  “É o único país do mundo a taxar um produto industrializado com o IPI, só pelo fato da sua transformação industrial, ainda um resquício da proibição portuguesa à manufatura no Brasil Colônia. Ou seja, se é industrializado, imposto nele! Aqui tem também a regra do imposto sobre o imposto, formando […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 2 de março de 2011 às, 21h32.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h25.

“O Brasil é um manicômio tributário”. A frase é de Paulo Rabello de Castro, economista e articulista do Instituto Millenium.

 “É o único país do mundo a taxar um produto industrializado com o IPI, só pelo fato da sua transformação industrial, ainda um resquício da proibição portuguesa à manufatura no Brasil Colônia. Ou seja, se é industrializado, imposto nele! Aqui tem também a regra do imposto sobre o imposto, formando cascatas tributárias. Verdadeira loucura. Para completar a insana escalada, temos o “imposto cobrado por dentro”, que é como se calcula a incidência de um tributo já dentro do próprio preço. Isso faz uma alíquota tributária pular de 25% nominais para 33% efetivos.”, afirma Castro no artigo “Da janela do manicômio, vemos os defeitos alheios”.

E com razão. O aumento da arrecadação tributária só comprava o fato. O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) revelou que o Índice de Variação da Arrecadação Tributária cresceu 21,73% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O índice foi lançado em 2010 e oferece um novo método de medição econômica e inflacionária que apura percentualmente a variação da arrecadação de tributos pela União, Estados e Municípios.

Nos últimos dez anos, somente em janeiro de 2002, o IBPT registrou um Ivat mensal superior ao de janeiro de 2011, já que na época ele estava em 22,34%.

Fonte: IBPT e Instituto Millenium