Exame.com
Continua após a publicidade

América Latina tem déficit democrático

De acordo com um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o estado da democracia na América Latina está em situação delicada. “Nós somos tanto uma região democrática quanto a região mais desigual do planeta”, afirma o relatório, intitulado “Nossa Democracia na América Latina”. O documento aponta que a região, apesar de desfrutar de seu mais longo período de democracia […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às, 19h40.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h42.

De acordo com um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o estado da democracia na América Latina está em situação delicada.

“Nós somos tanto uma região democrática quanto a região mais desigual do planeta”, afirma o relatório, intitulado “Nossa Democracia na América Latina”. O documento aponta que a região, apesar de desfrutar de seu mais longo período de democracia e de não estar sob ameaça autoritária, vive um déficit democrático.

O relatório ressalta a concentração de poder nas mãos de uma minoria e os altos níveis de desigualdades sócio-econômicas, os maiores do mundo. Revela ainda que, com freqüencia, governos anunciam pertencerem à democracias plenas pelo simples fato de as eleições serem relativamente livres e justas.

Como prioridade, o “Nossa Democracia na América Latina” enfatiza a necessidade de mais debates públicos que abordem a construção de consenso governamental e a criação de partidos políticos que tenham como propósito governar de verdade, e não apenas vencer eleições.

Fonte: “Diário do Grande ABC”