Exame.com
Continua após a publicidade

Alguma coisa se consegue

Lembram do diploma da sétima série do meu filho Teo? Pois hoje ele chegou com um novo do curso que terminou recentemente. Este tem o rosto de José Martí. Não deixo de me perguntar se minhas críticas ao desenho do certificado anterior influíram – ainda que minimamente – na substituição da imagem que acompanha a frase “A: ________________  por haver concluído satisfatoriamente os estudos correspondentes à oitava série”. Casualidade ou […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 12 de julho de 2009 às, 01h38.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h28.

Lembram do diploma da sétima série do meu filho Teo? Pois hoje ele chegou com um novo do curso que terminou recentemente. Este tem o rosto de José Martí. Não deixo de me perguntar se minhas críticas ao desenho do certificado anterior influíram – ainda que minimamente – na substituição da imagem que acompanha a frase “A: ________________  por haver concluído satisfatoriamente os estudos correspondentes à oitava série”.

Casualidade ou intencionalidade, não importa. Só sei que Martí está muito mais perto do modelo que quero para meu filho. Espero ver seu rosto, que aglutinou e não excluiu, também no próximo diploma.


———————————————–

Claudia e o recorrente tema do valor

A blogueira de Octavo Cerco faz 26 anos hoje.
Na segunda vez que encontrei Claudia Cadello, levávamos – cada uma numa ponta – um pedaço de lençol com o nome de Gorki. Foi num concerto na Tribuna Antiimperialista, quando fizemos coro pela libertação do cantor da banda Porno para Ricardo. Nossos gritos foram ouvidos curtos e apagados, devido aos golpes que nos deram e aos enomes alto-falantes que difundiam a imperturbável voz de Pablo MIlanés. Aquela garota que estava ao meu lado faria – pouco tempo depois – um blog honesto e desinibido que tem hoje muitos seguidores dentro e fora de Cuba.

O que me parece melhor em Claudia é que reconhece ter medo. Confessa que pula quando escuta ruídos e que teme o grande braço dos seguranças. Quem não? Num país onde tantos foram exibidos como herois, declarar-se medroso de antemão é algo muito sincero para ser aceito. Há uma ideia errada de que o valor carrega dragonas, anos no cárcere, cicatrizes, e não o rosto suave de uma mulher tranquila, que não tem rancor, mas sim perguntas. Esta blogueira frágil, mesmo com seu temor, desmente esses estereótipos cada dia.

Hoje vamos celebrar o aniversário de Claudia em nossa casa. Com itinerário blogueiro, debates, algum documentário e também um pouquinho de rum. Brindarei por esta garota que escreve suas opiniões, essas verdades que muitos maduros e fornidos varões só se atrevem a sussurrar no ouvido de suas esposas.

(Publicado em Geração Y)