A internet a serviço da transparência
Agora o eleitor brasileiro dispõe de ferramentas eletrônicas para conhecer e fiscalizar seus candidatos, facilitando sua escolha. Além dos blogs e do Twitter, quatro sites contribuem para que o eleitor saiba o que andam fazendo aqueles em quem votou, quem são aqueles em quem pretende votar, além de também poder fiscalizar o que é feito da sua contribuição para os cofres públicos: Contas Abertas (www.contasabertas.uol.com.br) – Detalha e explica o […] Leia mais
Publicado em 16 de abril de 2010 às, 20h57.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h04.
Agora o eleitor brasileiro dispõe de ferramentas eletrônicas para conhecer e fiscalizar seus candidatos, facilitando sua escolha.
Além dos blogs e do Twitter, quatro sites contribuem para que o eleitor saiba o que andam fazendo aqueles em quem votou, quem são aqueles em quem pretende votar, além de também poder fiscalizar o que é feito da sua contribuição para os cofres públicos:
Contas Abertas (www.contasabertas.uol.com.br) – Detalha e explica o orçamento público federal, permitindo avaliar sua aplicação.
Transparência Brasil (www.transparencia.org.br) – Apresenta o “Projeto Excelências” que permite saber mais sobre a vida de senadores, deputados federais, estaduais e vereadores dos principais municípios, inclusive com notícias de jornal sobre corrupção. O “Transparência Brasil” traz também o projeto “Às Claras” (www.asclaras.org.br) com informações sobre quem são os financiadores das campanhas políticas, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo, www.amarribo.org.br) – O site permite fiscalizar prefeitos, e disponibiliza para download o livro “O Combate à corrupção nas Prefeituras do Brasil”, que ensina passo a passo como criar uma ONG para fiscalizar prefeituras e câmaras em sua cidade.
Com informações do “O Estado de SP”