A blogosfera cubana usa saia
Sinto uma mistura de esgotamento com felicidade, porque ontem ocorreu – finalmente – a premiação do primeiro concurso blogueiro cubano Uma Ilha Virtual. Nos últimos dias antes desse mágico 09/09/09 apenas tive tempo para dormir, envolvida nas preparações e deliberações. O resultado final compensa as olheiras, pois todos os que nos reunimos na entrega de prêmios sentimos que estávamos presenciando algo especial. A palabra “blogueiro” já não é para nós […] Leia mais
Publicado em 10 de setembro de 2009 às, 23h06.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h21.
Sinto uma mistura de esgotamento com felicidade, porque ontem ocorreu – finalmente – a premiação do primeiro concurso blogueiro cubano Uma Ilha Virtual. Nos últimos dias antes desse mágico 09/09/09 apenas tive tempo para dormir, envolvida nas preparações e deliberações. O resultado final compensa as olheiras, pois todos os que nos reunimos na entrega de prêmios sentimos que estávamos presenciando algo especial. A palabra “blogueiro” já não é para nós uma rara combinação de letras, senão que tem nesta Ilha conotações mais claras. Significa acontecer com a informação, quebrar o monopólio dos meios oficiais sobre as notícias, deixar sair aquilo que calamos por anos, enquanto fazemos um curso acelerado de cidadania no ciberespaço.
Estou muito feliz por todos os premiados. A eles, como à mim, tocou-nos começar um caminho e carregar a culpa e a glória de todo pioneiro. Alegra-me especialmente que entre os galardões mais importantes existam mulheres valentes e talentosas. A blogosfera cubana definitivamente usa saia e isso me parece melhor que se tivesse envergando um uniforme militar, lhes asseguro.
Podem ler a ata do júri aqui e exibo também a lista dos premiados:
*Prêmio de melhor Blog: Octavo Cerco de Claudia Cadelo
*Prêmio de popularidade outorgado pelos internautas: Octavo Cerco de Claudia Cadelo
*Prêmio de melhor design: Boring Home Utopics de Orlando Luís Pardo Lazo
*Prêmio do melhor blog jornalístico dividido entre Sin Evasión de Miriam Celaya e o blog da Asociación Pro Libertad de Prensa, feito por um coletivo de jornalistas independentes.
*Prêmio de melhor blog fotográfico: Boring Home Utopics de Orlando Luís Pardo Lazo
*Menção de blog feito em situação adversa: Voz tras las rejas de Pablo Pacheco
*Menção por contribuição ao debate: La Polemica digital de Elaine Díaz
*Menção especial por contribuição ao debate: Puentear, de Enrique Pineda Barnet
Quero agradecer aos numerosos amigos que fizeram possível o entrecortado twitteo que conseguimos enviar da cerimônia de premiação.
(Publicado em Geração Y)