Exame.com
Continua após a publicidade

A ameaça do racialismo

Editorial do Estado de São Paulo de hoje alerta para o risco de divisão da sociedade que o projeto do Estatuto Racial representa: “As opiniões se dividiram sobre a versão do Estatuto da Igualdade Racial aprovada na semana passada numa comissão especial da Câmara dos Deputados. O projeto, que seguirá diretamente para o Senado, sem passar pelo plenário da Casa, tramita há uma década no Congresso. Os defensores do texto […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 15 de setembro de 2009 às, 16h32.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h21.

Editorial do Estado de São Paulo de hoje alerta para o risco de divisão da sociedade que o projeto do Estatuto Racial representa:
“As opiniões se dividiram sobre a versão do Estatuto da Igualdade Racial aprovada na semana passada numa comissão especial da Câmara dos Deputados. O projeto, que seguirá diretamente para o Senado, sem passar pelo plenário da Casa, tramita há uma década no Congresso. Os defensores do texto original da proposta de 72 artigos, que previa a regularização de terras para remanescentes de quilombos e a criação de cotas de 20% para negros em filmes e programas de TV, entendem que a supressão desses dois pontos, mediante acordo, produziu um “Estatuto desidratado”, como disse o deputado Damião Feliciano (PDT-PB). Já o principal articulador das modificações afinal aprovadas, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), considera que “saiu o germe da racialização”.
Read more