Exame.com
Continua após a publicidade

& apresenta craques do mundo dos negócios

A 11ª edição do “Imil na sala de aula”, projeto cujo objetivo é promover a reflexão e o debate sobre questões fundamentais para o desenvolvimento do país em universidades públicas e privadas, contou com a participação de Ricardo Diniz, vice presidente do Bank of America Merrill Lynch Brazil e Eduardo Moreira, autor do best seller “Encantadores de vidas” (Record, 2012) e sócio-fundador da gestora de recursos Plural Capital. O evento, que […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às, 10h47.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h14.

A 11ª edição do “Imil na sala de aula”, projeto cujo objetivo é promover a reflexão e o debate sobre questões fundamentais para o desenvolvimento do país em universidades públicas e privadas, contou com a participação de Ricardo Diniz, vice presidente do Bank of America Merrill Lynch Brazil e Eduardo Moreira, autor do best seller “Encantadores de vidas” (Record, 2012) e sócio-fundador da gestora de recursos Plural Capital. O evento, que aconteceu no Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC) da Facha, no Rio de Janeiro, teve o empreendedorismo como tema.

Moreira conta sua história de sucesso

Os palestrantes, durantes as quase duas horas de conversa descontraída, dividiram com os estudantes as experiências profissionais que os levaram ao caminho de sucesso no mundo dos negócios. Empreendedores, os dois mostraram à plateia a importância da persistência e dedicação nos objetivos profissionais e destacaram a importância da busca pelo sucesso: “Quem tem força de vontade consegue alcançar seus objetivos. Dentro do empreendedorismo não podemos ter medo, é desafio atrás de desafio. A gente aprende com a tentativa e erro”, afirmou Ricardo. Moreira acrescentou: “Não adianta querer criar um site melhor que o Facebook. Não é esse o pensamento correto. A vontade deve estar concentrada em criar um site legal, que tenha utilidade, que preste um serviço diferenciado às pessoas. O sucesso nasce aí.”

Ricardo também destacou a relevância em conhecer as pessoas e saber lidar com elas para o bom desempenho empresarial. Ele, primeiro brasileiro a presidir a Reuters (uma das mais antigas agências de notícias do mundo) e o mais jovem presidente de uma empresa multinacional (quando iniciou sua carreira na companhia), começou de baixo. Ainda estudante de engenharia, contou que chegou a trabalhar em uma metalúrgica: “Primeiro cargo? Pregando chapas!”, afirmou. “Estar no chão da fábrica, vivendo o dia-a-dia dos operários foi essencial para conhecê-los e aprender a lidar com as pessoas diretamente”, relembrou.

Moreira, que sofreu dois graves acidentes na vida, contou como a amizade com Monty Roberts, o encantador de cavalos que prega a não violência para domar os equinos, e  Nuno Cobra, treinador personalizado de atletas, o ajudou a superar os desafios e alcançar os objetivos profissionais. O empreendedor foi o primeiro brasileiro homenageado com um certificado entregue diretamente das mãos da rainha da Inglaterra Elizabeth II, pelo esforço no combate ao uso da violência no treinamento de cavalos no Brasil.