15 Canvas para fazer a inovação decolar
Nos últimos anos houve uma proliferação do desenvolvimento de ferramentas de gestão para diferentes aplicações. A ideia dessas ferramentas é traduzir conceitos teóricos em modelos que possam ser utilizados de forma objetiva por empreendedores e gestores.
Diagramas, gráficos, matrizes, esquemas passo a passo e modelos auxiliam na concepção e implementação de boas práticas. Recentemente venho percebendo uma proliferação de um tipo específico de ferramental aplicado a gestão: os chamados Canvas.
Um Canvas é um mapa visual que apresenta uma estrutura fixa a ser preenchida visando planejamento, reflexão ou mesmo facilitar a visualização de alguma situação específica. Entre as vantagens de utilizar os Canvas está na velocidade de construção / preenchimento, facilidades de comunicação que ele traz, além de garantir que haja uma relação entre o preenchimento dos blocos que os compõem já que estão na mesma página lado a lado.
Abaixo apresento alguns dos principais Canvas relacionados com inovação que estão sendo largamente utilizados por empreendedores e executivos atualmente:
1. BUSINESS MODEL CANVAS (BMC)
Para que serve: conceber diferentes possibilidades de modelos de negócio inovadores.
Esse é a inspiração de praticamente todos os outros que apresento nessa lista. Fruto da pesquisa da tese de doutorado de Alex Osterwalder em 2004 (http://www.hec.unil.ch/aosterwa/PhD/Osterwalder_PhD_BM_Ontology.pdf), ficou famoso após a publicação do livro chamado Business Model Generation em 2010.
Maiores informações: http://www.businessmodelgeneration.com/
2. INNOVATION MANAGEMENT CANVAS (IMC)
Para que serve: planejar o programa de inovação corporativo.
Na Innoscience entramos na onda dos Canvas e transformamos o nosso modelo de gestão da inovação, o Octógono da Inovação, em uma ferramenta única para concepção inicial das principais diretrizes e políticas que irão guiar a gestão da inovação.
Maiores Informações: http://www.innoscience.com.br/?pg=Contato
3. LEAN CANVAS (LC)
Para que serve: conceber diferentes possibilidades de modelos de negócio inovadores especialmente para startups.
É uma variação do modelo anterior porém voltado para startups. O autor combinou os conceitos de customer develop e lean startup ao BMC. No LC foram trocados 4 blocos em relação ao BMC: Parceiros, Atividades, Recursos e Relacionamento: por Problema, Solução, Indicadores e Barreira de Imitação. O autor sugere que o BMC possa ser utilizado posteriormente à construção do LC.
Maiores informações: https://leanstack.com/
4. PROJECT CANVAS (PC)
Para que serve: planejar e controlar a execução de projetos de qualquer natureza.
Utilizando os conceitos de gerenciamento de projeto, esses Canvas surgiram para colocar em 1 página as principais deliberações da fase de planejamento. Apresento duas versões dos PCs, uma desenvolvida no Brasil pelo Professor José Finocchio Júnior e outra nos Estados Unidos por Jim Kalbach.
Maiores informações: http://www.pmcanvas.com.br/ e http://experiencinginformation.wordpress.com/2012/08/05/the-project-canvas/
5. BUSINESS MODEL YOU (BMY)
Para que serve: voltado para o planejamento da carreira.
Também criado por Osterwalder em 2012, o BMY promete reinventar a carreira através da reflexão de elementos essenciais para o desenvolvimento profissional. A estrutura é a mesma do BMC mas adaptada para a reflexão sob a ótica do indivíduo.
Maiores Informações: http://businessmodelyou.com/
6. PRODUCT/MARKET FIT CANVAS (PMFC)
Para que serve: utilizado para descrever o mercado e produto de uma nova iniciativa.
Responde 4 perguntas fundamentais para um novo produto: quem, porque, como e o que o consumidor fará com o novo produto ou serviço. Esse Canvas foi co-criado por mais de 150 pessoas do mundo todo.
Maiores Informações: http://www.productmarketfitcanvas.com/
7. MARKETING CAMPAIGN MODEL CANVAS (MCMC)
Para que serve: planejar as campanhas de marketing.
Esse Canvas possui 9 blocos fundamentais para estruturação de uma campanha de marketing. Busca responder questões do tipo: com que estamos falando, quais problemas que eles estão enfrentando, como vamos acessa-los e com qual conteúdo, entre outras variáveis.
Maiores Informações: http://www.b2bento.com/marketing-campaign-model-canvas-free-and-exclusive-download/
8. INNOVATION PROJECT CANVAS (IPC)
Para que serve: planejar a experimentação de projetos de inovação
Esse é mais um Canvas que desenvolvemos na Innoscience. Funciona na estruturação e desdobramento de uma ideia de potencial inovador. Apoia também o planejamento da experimentação.
Maiores Informações: http://www.innoscience.com.br/?pg=Contato
9. STARTUP CANVAS (SC)
Para que serve: organizar a estruturação de uma startup.
Esse é um Canvas com cara de plano de negócios. Bastante completo, aborda os principais tópicos relativos a montagem de um novo negócio como papeis no negócio, discurso de elevador, como adquirir os clientes e outras dimensões de uma startup.
Maiores Informações: http://www.methodkit.com/shop/methodkit-for-startups/
10. INNOVATION CANVAS (IC)
Para que serve: organizar a busca e estruturação de uma ideia inovadora.
O IC é uma versão reduzida de um business case, apresentando dimensões relacionadas às fontes de insights que geraram a ideia, a própria ideia e suas características e uma visão de mercado.
Maiores Informações: http://www.rose-hulman.edu/offices-and-services/office-of-innovation-engagement/innovation-canvas.aspx
11. SERVICE INNOVATION CANVAS (SIC)
Para que serve: organizar as ideias de potencial inovador em serviços.
Criado por um grupo de estudantes, esse Canvas traz os principais aspectos a serem levados em consideração quando da inovação em serviços. Traz algumas particularidades relativas a serviços.
Maiores Informações: http://pt.slideshare.net/designthinkers/beta-version-serviceinnovationcanvas
12. LEAN CHANGE CANVAS (LCC)
Para que serve: planejar as ações para suportar mudanças na organização.
O LCC foi criado combinando o tradicional modelo de gestão da mudança de Kotter com a lógica lean. Dessa combinação saiu o conceito de MVC (minimum viable changes). Essa ferramenta é útil na implementação de mudanças organizacionais decorrente de projetos inovadores ou mesmo para mudar a cultura em prol da inovação.
Maiores Informações: http://agileconsulting.blogspot.de/2012/08/lean-change-part-1-combining-kotter-and.html?m=1
13. CANVAS4CHANGE (C4C)
Para que serve: planejar as ações para suportar mudanças na organização.
Cumpre o mesmo papel do LCC porém com maiores detalhes.
Maiores Informações: http://canvas4change.de/
14. CUSTOMER JORNEY CANVAS (CJC)
Para que serve: mapear as diferentes ações dos consumidores de serviços.
Está estruturado para mapear o antes, durante e depois de um consumidor de serviços. Promove uma reflexão sobre as expectativas, experiências e o que traz satisfação para o consumidor de serviço.
Maiores Informações: http://files.thisisservicedesignthinking.com/tisdt_cujoca_portugese.pdf
15. OPEN INNOVATION CANVAS (OIC)
Para que serve: planejar as iniciativas de inovação aberta
Outra criação da Innoscience, o OIC traz a reflexão necessária para a concepção de uma campanha de inovação aberta. Elementos como objetivos, motivadores, ambiente e outros são apresentados no Canvas.
Maiores Informações: http://www.innoscience.com.br/?pg=Contato
Temos desenvolvido workshops e treinamentos práticos em diversas empresas para promover a utilização dessas ferramentas com muito sucesso. Os Canvas tem sem mostrado muito eficientes em função da simplicidade na elaboração e entendimento dos conceitos, além de servir de excelente ferramenta de comunicação e controle na implementação. Se você conhece ou utiliza outro Canvas deixe um comentário ou envie uma mensagem (felipe@innoscience.com.br) para podermos completar a lista.