Exame.com
Continua após a publicidade

Mercado por Elas: a visão futurista de Ana Sestak

Ana Sestak, é fundadora da AutoDoc Tecnologia, compartilhou sua trajetória profissional e os desafios de empreender no setor da construção

Construção civil: "ainda existem resquícios de machismo no ambiente de trabalho, mesmo que em sua maioria de forma inconsciente" (Evaristo Sa/AFP/AFP)
Construção civil: "ainda existem resquícios de machismo no ambiente de trabalho, mesmo que em sua maioria de forma inconsciente" (Evaristo Sa/AFP/AFP)

Nos últimos anos, a indústria da construção tem passado por grandes transformações impulsionadas pela adoção de soluções tecnológicas para otimizar processos e melhorar a eficiência operacional. Nesse cenário, a AutoDoc Tecnologia se destaca como uma pioneira no desenvolvimento de soluções específicas para o setor, oferecendo um serviço inovador e diferenciado. Em uma entrevista exclusiva para o "Mercado por Elas", Ana Sestak, fundadora da empresa, compartilha a história da sua jornada, os desafios enfrentados, os critérios essenciais para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a importância da tecnologia e inovação na experiência do cliente, além de suas perspectivas para o futuro.

Ana começou sua carreira como engenheira civil nos anos 90, atuando diretamente na área da construção. Sua motivação para empreender surgiu após concluir uma pós-graduação em comunicação e marketing e participar de um curso de gestão da qualidade para empresas construtoras. Esse momento foi decisivo para ela perceber que seu desejo era trabalhar com inovação na construção, um ambiente que ainda é pouco explorado pelas mulheres até os dias de hoje.

"Uma das coisas mais fascinantes em trabalhar com tecnologia é que quando achamos que um sistema atingiu um alto nível de maturidade, é hora de recomeçar o projeto e disponibilizar uma nova versão", ressalta Ana Sestak.

A certificação PBQP-H e a implementação de sistemas de gestão da qualidade na construção civil brasileira abriram caminho para a adoção de tecnologia e inovação no setor. Em 2003, a empresa lançou seu primeiro sistema, o Autodoc Qualidade, que solucionava a gestão da documentação da qualidade em obras. Desde então, a empresa vem desenvolvendo outros sistemas, sempre buscando atender às necessidades do mercado. Nos últimos anos, a AutoDoc Tecnologia experimentou um crescimento expressivo e, em 2021, realizou uma fusão com a Ambar Tech.

Desafios

Os desafios enfrentados por Ana em sua liderança no mercado foram numerosos. No início, a falta de oferta de auto scaling para servidores em nuvem limitava a escalabilidade. Além disso, a evolução do produto digital exigiu um trabalho árduo de desenvolvimento, considerando as questões conceituais de engenharia, as variáveis das soluções tecnológicas e a necessidade de criar uma metodologia de desenvolvimento de produtos própria.

"O desafio mais complexo é como garantir que mantenhamos a proximidade com nosso cliente e nossa conexão viva com o que acontece antes, durante e após a execução das obras", complementa Ana. Uma vantagem para o crescimento da empresa foi o fato de ter iniciado dentro do CTE - Centro de Tecnologia de Edificações -, o que proporcionou um alto nível de conhecimento técnico e uma proximidade com as melhores construtoras do mercado. Isso permitiu que Ana aprendesse rapidamente as melhores práticas utilizadas por essas empresas.

No entanto, Ana reconhece que ainda existem resquícios de machismo no ambiente de trabalho, mesmo que em sua maioria de forma inconsciente. Como uma das pioneiras no mercado de tecnologia para a indústria da construção, Ana enfrentou desafios como mulher em uma área predominantemente masculina. No entanto, ela acredita que o respeito mútuo é a base fundamental para qualquer relacionamento e tem trabalhado para criar ambientes saudáveis e inclusivos. Ana vê a presença feminina no mercado atual como uma oportunidade para gerar mais oportunidades de crescimento e liderança para as mulheres.

Ao desenvolver soluções tecnológicas para a indústria da construção, ela considera que estabelecer critérios seja essencial devido a natureza técnica do setor. Para isso, é fundamental reunir profissionais com conhecimentos em arquitetura, engenharia e tecnologia, que entendam profundamente esse contexto. Além disso, Ana acredita que um produto digital de qualidade é concebido a partir da compreensão precisa das necessidades dos clientes, enfatizando a importância dos testes e do feedback constante para garantir a excelência. "Somos melhores nos produtos em que temos mais concorrentes", revela Ana após um mapeamento comparativo de mais de 100 clientes da empresa.

Com o mantra "nosso compromisso com o cliente é inquebrável", a fundadora mantém uma proximidade com os clientes desde o início da empresa, compreendendo suas demandas e garantindo que suas expectativas sejam atendidas. Além disso, Ana reconhece que os clientes são especialistas em seus próprios negócios e busca transformar esse conhecimento em soluções tecnológicas efetivas.

Na visão de futuro da AutoDoc, a estratégia de produtos para os próximos cinco anos é fortalecer a plataforma, integrando os produtos para que os clientes tenham uma visão completa e integrada de seus dados. A empresa também está buscando integração com outras empresas provedoras de soluções de mercado, com o objetivo de criar um ambiente aberto e integrado ao ecossistema digital da construção.

Essa liderança feminina com visão futurista está conduzindo uma empresa inovadora que utiliza a tecnologia e a inovação para aprimorar a experiência do cliente e oferecer soluções diferenciadas na indústria da construção. Valorizando a diversidade, Ana Sestak e a AutoDoc Tecnologia buscam criar um ambiente inclusivo que promova o crescimento e a liderança das mulheres nesse setor.