Você anda lendo sobre marketing?

Uma ideia de negócio não amadurece sem passar pelo processo de adquirir e reter clientes, o core do trabalho do Marketing
Já li e ouvi de diferentes fontes, aliás, que o marketing é o melhor amigo dos empreendedores (Tetiana Lazunova/Getty Images)
Já li e ouvi de diferentes fontes, aliás, que o marketing é o melhor amigo dos empreendedores (Tetiana Lazunova/Getty Images)
F
Florian HagenbuchPublicado em 28/06/2022 às 08:00.

Eu já escrevi aqui, talvez mais de uma vez, que não existe um curso de formação de empreendedores. Seria ótimo poder se preparar para todos os aspectos da jornada empreendedora em um único workshop, mas a verdade é que não existe receita pronta. As habilidades a serem adquiridas ou aprimoradas podem variar drasticamente dependendo das experiências pessoais e profissionais de cada um, e do mercado em que se pretende atuar.

Alguns temas, no entanto, devem ser estudados por todos. Empreendedores de primeira viagem ou não, de qualquer segmento. O Marketing é um deles. Toda liderança busca se informar (ou deveria!) sobre seus diferentes tipos e o motivo é fácil de entender. Uma ideia de negócio não amadurece sem passar pelo processo de adquirir e reter clientes, o core do trabalho do Marketing.

Por isso, seja você o líder de uma startup em estágio inicial, sem um orçamento específico para Marketing, ou o CEO de uma empresa de capital aberto, com um ótimo time à frente desse setor, é importante que as siglas e termos em inglês mais usados pelos profissionais dessa área, como SEO e Inbound Marketing, não sejam uma incógnita para você.

Já li e ouvi de diferentes fontes, aliás, que o marketing é o melhor amigo dos empreendedores. Em especial o tipo que pode se adequar a qualquer orçamento e que, de quebra, ajudar a adquirir clientes com menos fricção, aumentar a autoridade da sua marca e construir uma relação de confiança com o seu público.

Sim, estou falando de marketing de conteúdo.

Gosto de ler e trocar impressões sobre marketing de conteúdo porque ele se conecta com o pensamento “we are here for the long run”, que significa trabalhar pensando não só no hoje ou na próxima semana, mas no longo prazo.

Como empreendedor e investidor acredito que, ao começar um negócio, desde o primeiro dia, é importante pensar em cultura, em construção de marca, e o marketing de conteúdo é uma ferramenta importante para todos aqueles que desejam criar e manter uma relação duradoura com seus consumidores.

Ao oferecer conteúdo de qualidade sobre o seu mercado e as dores que nele existem, seja em um blog ou outro formato, as empresas têm a oportunidade de construir uma relação de confiança com os clientes. Com o tempo, eles passam a enxergar a marca como uma fonte segura de informação – como uma marca que se preocupa mais em entregar valor do que em vender –, algo difícil de alcançar com um anúncio tradicional.

Uma pesquisa publicada pela agência de consultoria em marketing Demand Metric mostrou que 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa e seus produtos por meio de um artigo ou reportagem, e não por meio de anúncios tradicionais.

Isso confirma que, em vez de ser convencido de que o seu serviço ou produto é o ideal, o cliente prefere receber informações úteis e relevantes sobre como resolver o seu problema. Só então, munido de conhecimento sobre o tema, ele se sente preparado para decidir se está disposto ou não a experimentar a sua solução.

Quanto mais bem produzido for o conteúdo que você está entregando, maiores as chances de você atrair a audiência correta, encantá-la e fidelizá-la.

O marketing de conteúdo é especialmente interessante para startups early-stage por dois motivos: é a ferramenta ideal para os que precisam educar seu público sobre seu mercado/solução e demanda um investimento baixo. É low-cost na comparação com o investimento em anúncios tradicionais.

Ele não deve ser visto, no entanto, como uma opção apenas para as empresas que não dispõem de um orçamento para anúncio em mídias tradicionais e redes sociais. O marketing de conteúdo vem amadurecendo no Brasil e no mundo e já oferece diferentes soluções para as marcas que desejam se comunicar diretamente com o seu público.

Uma dessas soluções é o Brand Publishing, uma das tendências em comunicação para esta década. Embora tenha o mesmo objetivo final de um blog, que é o de levar informação de qualidade, essa mídia proprietária tem algumas diferenças fundamentais.

A primeira e mais importante é que, ao fazer a transição do blog para um portal próprio de notícias, a marca deixa de ser um anunciante para se tornar um curador de materiais relevantes para o seu público. Os conteúdos não falam mais apenas sobre a empresa, mas sobre tudo o que acontece de importante no mercado. O foco é a prestação de serviços.

Há imparcialidade e um time de profissionais preocupados com a qualidade da produção, sua consistência e a distribuição desses materiais para o maior número possível de pessoas.

Até por isso, o Brand Publishing exige um investimento maior do que outras mídias proprietárias. Quando decidimos criar um Hub de Conteúdo próprio da Loft sobre o mercado imobiliário, nosso primeiro investimento foi em pessoas.

Queríamos um time de jornalistas experientes, para trabalhar lado a lado com especialistas em SEO, e contratamos repórteres e editores de grandes veículos de comunicação, como TV Globo, Folha de S.Paulo, CNN, Casa Cor.

Em seguida, investimos em infraestrutura e tecnologia para colocar o site no ar. O Portal Loft, aliás, estreou no último dia 7, com reportagens em texto e vídeo, infográficos e artigos sobre o mercado imobiliário. Dicas de reforma e decoração, tendências para o mercado de compra e venda de imóveis e taxas de financiamento são alguns dos temas abordados lá.

Encerro esse texto com uma proposta. Um convite para que você escreva um texto para o blog ou portal de notícias da sua empresa. Se ela ainda não tem um, o seu pode ser o primeiro. Não se preocupe em ser um expert na escrita. O seu consumidor quer conversar com alguém que entende seus problemas e que o ajude a resolvê-los. Você é a melhor pessoa para essa tarefa.