Exame.com
Continua após a publicidade

O supermercado é sua primeira fonte de dinheiro

Compras bem feitas podem ser a solução financeira

E
Etiqueta Financeira

Publicado em 7 de junho de 2019 às, 15h39.

A  gasolina baixou de preço nas refinarias, mas ainda está aditiva de impostos e isso deixa seu valor muito elevado. O governo também estuda a redução de preço do gás de cozinha, o GLP, cada vez mais utilizado e com fortes impactos na economia doméstica, nos restaurantes e nos veículos que utilizam este combustível.

Mesmo com essas medidas assim, este momento, como há muito tempo, é de contenção de despesas. Muitos gastos podem ser perfeitamente evitados, bastando uma organização para evitar gastos tolos, aqueles que consomem dinheiro mas não são essenciais ou , tão pouco, trazem algo de muito bom.

Neste sentido, destaco aqui alguns cuidados que os consumidores devem ter ao ir ao supermercado. Em primeiro lugar, dê preferência aos dias de promoção o produto é o mesmo e o preço é menor. É importante sair de casa com uma lista do que é realmente necessário e seguir esta lista evita a compra por impulso.  Planeje-se e evite o desperdício.

Se determinado produto estiver em promoção, ao levar maior quantidade, certifique-se de que não está vencendo e se há espaço adequado para abrigar a compra. Veja se não há produtos de boa qualidade, de marcas concorrente e similares às marcas e produtos tradicionais, com preços bem mais vantajosos. Isso é muito comum de acontecer.

Um outro detalhe importante é nunca ir ao supermercado com fome. Nesse caso, o consumidor quase sempre levará  produtos a mais. Também já está comprovado que quando estamos sozinhos, gastamos menos. Imaginem um casal com dois  filhos pequenos. Além das compras normais de alimentação, higiene e limpeza, dá para prever tantos outros produtos extras que entrarão no carrinho  por conta do impulso de compra de dois adultos e duas crianças.

Para quem dispõe de tempo, os hortifrutigranjeiros vendidos em fruteiras e mini mercados são, normalmente, mais baratos. Além disso, muitas vezes, mais frescos. Por isso, sempre é importante pesquisar. Outro lembrete: sempre que possível, faça as refeições em casa. Sempre mais baratas e do seu gosto.

Estes pequenos cuidados ajudam a salvar muito dinheiro todos os meses , este dinheiro deve ir para aplicações financeiras e no final de um ano, a diferença é bem expressiva , capaz de realizar muitos sonhos. Experimente!

Mauro Calil é Fundador da Academia do Dinheiro