Colunistas

Lições do futebol e da Copa do Mundo

O que podemos tirar da Copa do Mundo seja qual for o resultado.

EF

Etiqueta Financeira

Publicado em 26 de junho de 2018 às 17h04.

Outra Copa do Mundo chegou!

Eu não sou fanático, mas sou fã de um futebol bem jogado. E por conta disso, eu acompanho todos os lances do evento. Nem todas as partidas são boas, mas é bem divertido acompanhá-las e observar as estratégias de equipes tão diversificadas.

Mas o que a Copa do Mundo e o futebol nos ensinam para a vida e, sobretudo, para o mundo das finanças pessoais?

O futebol é um esporte fantástico. Das modalidades mais populares, é a única com algumas características que poucos se dão conta. Vamos a elas!

Primeira característica: o placar, realmente, não importa.

Se você não tomar nenhum gol precisará de apenas um para ser vitorioso. Isso é óbvio, mas, geralmente, os jogadores e aficionados no esporte valorizam mais o ataque do que a defesa.

Nas finanças também é assim. Pouco importa o quanto você ganhe. O importante é “não tomar bola nas costas” e proteger o seu dinheiro das intempéries do mercado. Gastando menos do que ganha e investindo de forma inteligente as suas economias, você vai vencer esse jogo.

Segunda característica: ter e seguir um bom plano.

Uma equipe menor, menos talentosa e mais fraca, pode vencer uma grande e cheia de estrelas. Tudo é uma questão de estratégia!

Bom, isso acontece todos os dias em nossas vidas. Não é à toa que existe a expressão "Deu Zebra". E o que isso tem a ver com o processo de enriquecimento?

Não importa qual a sua origem, o seu talento ou se você não é um craque das finanças ou na carreira. Isso não tem a menor importância. O mais relevante é você saiba se organizar e se empenhe bastante.

Para ganhar de um time cheio de craques, o menos talentoso terá que ter disciplina tática e correr muito. Ou seja, ter e seguir um bom plano.

Terceira característica: sempre haverá o amanhã!

Repare que a Copa do Mundo é um campeonato curto, quando comparado aos nossos regionais, ao brasileirão ou a outras competições mundiais. Mas mesmo acabando, como em todos os tipos de torneios, sempre haverá uma nova edição, portanto, uma nova chance para levantar a taça. Aquele time que caiu para a segunda divisão terá, indubitavelmente, uma outra oportunidade para dar a volta por cima.

Assim como nós passamos por fases críticas, a vida não para e sempre nos dará outras chances de revermos os nossos erros e alcançar o pódio.

Quarta característica: curto prazo.

Um jogo está previsto para terminar aos 90 minutos. Portanto, o jogador deve estar treinado para dar o seu melhor no momento da partida. E na vida é assim. Temos que estudar, nos preparar e focar para podermos dar o nosso melhor todos os dias.

Quinta característica e a mais importante: trabalho em equipe.

Nem Pelé, Romário ou Neymar tem o poder de ganhar um jogo sozinho. Dentro de campo são 11, mais os que estão no banco. E, fora isso, temos as equipes técnica e médica e até o roupeiro do clube envolvidos na partida.

Na vida é assim, se queremos obter o sucesso financeiro, conjugal, na carreira ou no que quer que seja, temos que trabalhar em equipe e seguir todas estas lições.

Enfim, lembram-se do 7x1? Pois é... Não é só isso que temos que aprender com o futebol e a Copa do Mundo. Afinal, enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom plano.

Mauro Calil é fundador da Academia do Dinheiro

Veja também o vídeo relacionado a este artigo:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=5zwZgfyO7QQ&w=560&h=315]

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoFutebolHeinekenInvestimentos-pessoaisNeymarSeleção Brasileira de Futebol