Exame.com
Continua após a publicidade

Fundos Imobiliários são Renda Variável. Por isso compre agora.

Você nunca irá encontrar uma pessoa bem sucedida declarando que o segredo de seu sucesso foi ter investido na caderneta de poupança. O mais comum será o sucesso empresarial, ou seja, empreendedores que fundaram e construíram grandes negócios. Mas isso é de fato para poucos. Uma característica comum, em todos os milionários e bilionários, é possuir imóveis. Desde sua casa própria, até o investimento imobiliário. Ao constatar isso, naturalmente concluímos […] Leia mais

E
Etiqueta Financeira

Publicado em 13 de novembro de 2014 às, 10h25.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h14.

Você nunca irá encontrar uma pessoa bem sucedida declarando que o segredo de seu sucesso foi ter investido na caderneta de poupança. O mais comum será o sucesso empresarial, ou seja, empreendedores que fundaram e construíram grandes negócios. Mas isso é de fato para poucos.

Uma característica comum, em todos os milionários e bilionários, é possuir imóveis. Desde sua casa própria, até o investimento imobiliário.

Ao constatar isso, naturalmente concluímos que só se faz negócios imobiliários com muito dinheiro, dedicação e esforço. Porém, após o advento e popularização dos fundos de investimentos imobiliários (FII), este ativo, presente no portfólio de qualquer milionário, ficou acessível a qualquer um. Cotas de fundos altamente rentáveis são vendidas a R$100,00 ou R$200,00. Só não aproveita quem ignora o fato.

Outras questões e preocupações surgem, principalmente para aqueles que já conhecem os FII e investiram nos últimos dois ou três anos, como a recente desvalorização das cotas. E é justamente aí que se diferencia o homem comum daqueles que sabem formar fortunas.

O homem comum investe sem muito conhecimento e, via de regra, acompanhando o desempenho de um passado recente, e tomando isto como verdade a ser e reproduzida no futuro próximo. Trocando em miúdos, acredita que a rentabilidade passada é garantia de rentabilidade futura, seja ela positiva ou negativa. A consequência desta crença é especialmente desastrosa em investimentos de renda variável pois, o pequeno investidor irá comprar na alta e vender na baixa. O oposto do que deveria fazer.

Concluindo quero te dar uma dica, uma dica de quem passou alguns dias estudando os FII disponíveis e as novas capitalizações que estão ocorrendo neste momento. Vi ótimas oportunidades, pechinchas imobiliárias formadas com a recente queda da bolsa, que geram renda mensalmente da ordem de 1% ao mês ou, outro FII, com benchmark de IGPM + 6% ao ano. Deste em particular, posso dizer que tomei gosto especial pois tem perspectiva de elevação de renda e proteção de capital, por conta do natural aumento inflacionário e atualização dos aluguéis.

Fale com seu agente ou especialista em investimentos mas não espere o preço baixo passar, OK?