Exame.com
Continua após a publicidade

Sportheca firma acordo com empresa líder de realidade aumentada

Supper App do Clube Atlético Mineiro será o primeiro da América Latina a usufruir

 (Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 1 de abril de 2021 às, 08h22.

Última atualização em 1 de abril de 2021 às, 12h41.

A Sportheca, junto com a empresa canadense ImagineAR, trouxe para a América do Sul a possibilidade de incluir realidade aumentada nos aplicativos de seus parceiros. O primeiro deles será implementado no Supper App do Clube Atlético Mineiro. Com essa tecnologia, será possível elevar o nível das experiências que os torcedores terão no ambiente digital. Entre as ativações aguardadas está a possibilidade de o torcedor tirar fotos e gravar vídeos com os jogadores do seu clube, com ídolos do passado e com o mascote do time.

Um exemplo de ativação que pode ser feita com essa tecnologia foi a ação #2020gradsecret, feita via app da ImagineAR nas escolas públicas do Condado de Broward, na Flórida (EUA). Os alunos formandos tiveram uma formatura virtual na qual receberam o diploma, com a presença do diretor Robert Runcie e do cantor Flo Rida, por meio de app. Os 18 mil alunos puderam dançar com eles, ouvir mensagens de congratulação, gravar vídeos e enviar na mesma hora para as redes sociais. Além disso, estava disponível uma mensagem em vídeo de Dwyane Wad, lenda da NBA e ex-astro do Miami Heat.

Pesquisa da Market and Markets prevê que o mercado global de realidade aumentada deve alcançar US$ 77 bilhões até 2025. E essa é uma das maiores apostas de inúmeras entidades esportivas internacionais. A realidade aumentada, dentro Supper App desenvolvido pela Sportheca, abre infinitas possibilidades às entidades esportivas, não apenas para enriquecerem ainda mais a experiência dos fãs, mas para trazer novas possibilidades de receitas por meio de ativações com marcas. “Buscamos sempre oferecer soluções de tecnologia avançada de alto valor para os clubes com o objetivo de impulsionar o engajamento e monetização dos fãs em todo o mundo”, destaca Eduardo Tega, CEO da Sportheca.

A ImagineAR, fundada em 2011, trabalha com algumas equipes internacionais, como o Valencia e a Real Sociedad, ambas da Espanha, e entra no mercado brasileiro através da parceria com a Sportheca e o Clube Atlético Mineiro. “Nossa expansão global continua com nosso acordo com o Atlético e a Sportheca no Brasil. Já estávamos na América do Norte, Europa e Ásia, agora chegamos à América do Sul. Estamos muito otimistas que esta parceria irá crescer bastante ao longo dos próximos anos”, afirma Alen Paul Silverrstienn, CEO ImagineAR.