Vinicius Lordello — Esporte Executivo
Publicado em 2 de abril de 2019 às 07h20.
Última atualização em 2 de abril de 2019 às 07h20.
A SEMP TCL é a nova parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Com duração inicial de dois anos, o apoio vem em um momento crucial: em agosto deste ano os atletas paralímpicos brasileiros têm pela frente o Parapan-Americanos de Lima, Peru, e, em 2020, os Jogos Paralímpicos de Tóquio, Japão.
Para Ricardo Freitas, presidente da SEMP TCL, trata-se de mais uma oportunidade para promover uma sociedade inclusiva. “Os atletas representam exemplos de luta e inspiram a sociedade como um todo. Nossa parceria representa não somente a chance de competir com igualdade com outros países, mas também uma oportunidade para chamar a atenção dos brasileiros e dar mais visibilidade ao esporte paralímpico, cujos valores de inclusão e ousadia estão alinhados aos da SEMP TCL.” O Brasil já é uma potência nos Jogos Paralímpicos: saiu da 24ª colocação no quadro de medalhas nos Jogos de Sydney 2000, com 22 medalhas, para o oitavo lugar no Rio 2016, com impressionantes 72 pódios.
A parceria vai ajudar a melhorar o desempenho do país no top 10 do quadro de medalhas em Tóquio 2020. “É com muita alegria que anunciamos o apoio com a SEMP TCL, com valores sólidos, que se aproximam do Comitê Paralímpico Brasileiro.” ressalta Mizael Conrado, que foi bicampeão paralímpico de futebol de cinco (para cegos) em Atenas 2004 e Pequim 2008, e atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. A primeira edição dos Jogos Paralímpicos foi em Roma, quando 400 atletas participaram dos Jogos em 1960. A edição mais recente foi em 2016, no Rio de Janeiro, em que 176 países enviaram mais de 4 mil competidores em 22 modalidades – a delegação brasileira foi composta por mais de 270 atletas.
A SEMP TCL vem expandindo seu apoio ao esporte e investindo em novas categorias do esporte olímpico como o surf, com os atletas Gabriel Medina, Tatiana Weston Webb, Ryan Kainalo e Sophia Medina. Recentemente também anunciou o patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol e da Copa América 2019. Desde 2018, conta com o Neymar Junior e Rodrygo Goes como embaixadores da marca TCL. Já estampa seu logo nos uniformes dos árbitros, nas competições promovidas pela CBF e nas cabines de VAR durante os jogos da Copa do Brasil, além de outros campeonatos pelo país e outras modalidades.