Exame.com
Continua após a publicidade

Sem competições, marcas ativam ídolos no combate ao coronavírus

Ídolos do esporte são protagonistas na luta pela conscientização no combate à pandemia

 (Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 8 de maio de 2020 às, 10h58.

Com as competições esportivas paralisadas em razão da pandemia causada pelo coronavírus e a incerteza do retorno às atividades, algumas marcas que ativam o esporte optaram por usar a força de seus patrocinados para ajudar na conscientização das pessoas e no combate à Covid-19. Seja para reforçar a importância do distanciamento social, incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas em casa ou fomentar doações que ajudem quem mais sofre com a recessão econômica da crise, grandes patrocinadores do esporte mundial têm usado seus assets por uma boa causa nos canais digitais. Confira abaixo algumas dessas iniciativas.

Rexona 

Rexona, marca que tem como propósito estimular as pessoas a se movimentarem mais, lançou esta semana uma nova comunicação para continuar incentivando todos a se movimentarem durante esse momento difícil de pandemia. Com participação do William, do Chelsea, a campanha #MovimentaEmCasa traz formas criativas de encorajar todos a se mexerem dentro de seus lares. Além do jogador mostrando sua rotina de exercícios dentro de casa, o filme, disponível nas principais plataformas digitais, mostra pessoas comuns e funcionários da Unilever criando situações divertidas e inusitadas para se moverem durante o isolamento. “O movimento é uma ferramenta poderosa para manter-se bem física e mentalmente. Não se trata de performances extraordinárias ou talentos excepcionais; são cidadãos se adaptando ao novo contexto e fazendo o que está dentro dos seus limites e possibilidades”, afirma Andreza Graner, gerente de Marketing de Rexona.

VISA

Antes que os atletas patrocinados pela Visa entrem de cabeça em sua nova jornada até Tóquio, adiada para o ano que vem, a Visa gostaria de compartilhar algumas mensagens e boas práticas para um comportamento seguro nos tempos atuais. A Visa lançou a campanha de marketing digital "Do Your Part like an Olympian”. (Faça sua parte como um atleta olímpico), onde os atletas olímpicos e paralímpicos do Team Visa tem mostrado um pouco do seu esporte e trazido dicas de como se proteger melhor. Veja os primeiros vídeos que começaram a ser compartilhados por Kenneth Tencio (Costa Rica, BMX freestyle), Sky Brown (Grã-Bretanha, skate) e Katerina Stefanidi (Grécia, atletismo). Outros vídeos de atletas olímpicos e paralímpicos serão lançados nas próximas semanas.

Guaraná Antarctica

Para ajudar, durante o período de pandemia, os catadores de materiais recicláveis cadastrados no app Cataki, da ONG Pimp My Carroça, Guaraná Antarctica criou o Leilão Coisa Nossa, que segue até hoje, dia  8 de maioPara ação, arrecadou itens de celebridades do esporte, como o jogador Gabriel Jesus, que doou uma camisa e uma chuteira autografada e também a possibilidade de desafiá-lo em uma partida de CS (Counter-Strike). Já Gabriel Medina doou uma prancha autografada, enquanto o lutador Demian Maia colocou no leilão a jaqueta oficial da luta contra Carlos Condit, usada em 2016. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também cedeu itens para o leilão: duas camisas da Seleção Brasileira de Futebol Masculino autografadas, uma camisa histórica que os jogadores comemoraram a conquista da Copa América em 2019 e uma camisa da Seleção Feminina.

Nike

A Nike também lançou uma campanha global que pede o distanciamento social. Nas redes sociais de seus embaixadores, a marca divulgou a mensagem “If you ever dreamed of playing for millions around the world, now is your chance. Play inside, play for the world”. O jogador de futebol Cristiano Ronaldo, o golfista Tiger Woods e o ex-jogador de basquete Michael Jordan foram alguns dos participantes. Cristiano Ronaldo aproveitou a campanha para conscientizar as pessoas a praticarem exercícios físicos em casa por meio de uma foto no Twitter.

Strava

A rede social com foco em esportes está usando seu grupo de atletas apoiados para incentivar as pessoas a se manterem ativas, dentro de casa. Entre eles, o triatleta profissional Thiago Vinhal, que tem participado de desafios dentro da própria plataforma, produzindo conteúdos de texto para blog do Strava e ainda divulgando as ações e lançamentos da marca em outras plataformas, como o Instagram. Thiago foi o primeiro atleta negro do mundo a competir em Kona, considerado a Copa do Mundo do Triathlon, e é um dos principais embaixadores da marca.