Colunistas

Palmeiras e Flamengo também duelam fora dos campos

Líderes do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Flamengo se orgulham de, fora de campo, serem considerados dois dos clubes mais estruturados do país. O Flamengo vem dando aulas de gestão transparente e eficaz, enquanto o alviverde paulista avança com seus fãs. Mas além da pontuação na competição nacional, em quatro outros aspectos o clube de SP está na frente do rival carioca neste Campeonato Brasileiro: 1 – Em média de público, é […] Leia mais

VL—E

Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 18 de outubro de 2016 às 07h22.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 07h27.

Líderes do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Flamengo se orgulham de, fora de campo, serem considerados dois dos clubes mais estruturados do país. O Flamengo vem dando aulas de gestão transparente e eficaz, enquanto o alviverde paulista avança com seus fãs. Mas além da pontuação na competição nacional, em quatro outros aspectos o clube de SP está na frente do rival carioca neste Campeonato Brasileiro:

1 – Em média de público, é o primeiro com 32.677 pagantes por jogo. O Flamengo é o 6º, com 19.911.

2 – Em renda, a equipe paulista é a que mais arrecadou, superando os R$ 30 milhões. Nesse quesito, o time rubro-negro superou os R$ 17 milhões e é o 3º, embora, claro, tenha sofrido por quase todo o campeonato com a inviabilidade do Maracanã.

3 – Em taxa de ocupação no estádio, o Palmeiras tem uma média de 75% por partida, enquanto o Flamengo, 57%. Desses 75% do clube paulista, 60% são formados por sócios-torcedores, um dos maiores recordes do país. Vale lembrar que o Palmeiras tem o dobro de sócios-torcedores do Flamengo: 126.635 mil x 61.100.

Com isso, claro, não é possível desqualificar o que o Flamengo tem alcançado. Mas é importante para entender que os resultados alcançados fora do campo pelo Palmeiras explicam, também, seu sucesso dentro dele.