Exame.com
Continua após a publicidade

Maratona do Rio Virtual supera obstáculos e se mantém em ano atípico

Corrida de rua seguirá ativa virtualmente a partir desta sexta-fira dia 09 até o próximo dia 12 de outubro

Maratona: modificações no trânsito já começam na noite deste sábado, 6 (Nebojsa93/Thinkstock)
Maratona: modificações no trânsito já começam na noite deste sábado, 6 (Nebojsa93/Thinkstock)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 8 de outubro de 2020 às, 13h35.

Última atualização em 8 de outubro de 2020 às, 13h41.

A já tradicional Maratona do Rio tem sido realizada de forma virtual em 2020. Disponível de 09 até 12 de outubro, por meio do aplicativo Running Heroes (disponível para downloads nas lojas Apple e PlayStore) a corrida tem o trajeto escolhido pelo atleta. Enquanto correm, os inscritos estão contribuindo para o combate à pandemia do coronavírus, já que a cada quilometro percorrido uma quantia em dinheiro será doada à FIOCRUZ para viabilizar tratamentos e formas de prevenção à Covid-19.

Os resultados ficam disponíveis em tempo real na plataforma e também são incluídos no site da maratona. A Prova Virtual não conta com as categorias divididas por faixa etária. O ranking é geral para todos os participantes.  Além disso, a Maratona do Rio está lançando o Clube Maratona + Alegria, um pacote de orientações sobre atividades físicas criada pelos especialistas da competição de rua e vários descontos e experiências para o evento.

Conversamos com Flávia Gasparini, Gerente de Produto da corrida, sobre o atípico ano de 2020:

Quais os desafios de lidar com a marca Maratona do Rio num momento de pandemia, de distanciamento social, buscando o engajamento social? 

Em um primeiro momento nossa maior preocupação era a segurança dos atletas e de toda a equipe envolvida para a produção do evento. Mas, claro, precisávamos estar presentes junto a nossa comunidade de corredores. Então, em um primeiro momento, investimos em conteúdo para nossas redes que trouxessem informações relevantes, com dicas de especialistas – entre médicos, psicólogos, nutricionistas e preparadores físicos – de como seguir com o plano de treinos em casa e manter a saúde física em mental.  Quando decidimos adiar e, em seguida, transformar o evento em uma prova virtual, já tínhamos uma relação estabelecida com toda a comunidade de corredores. A partir de então, nosso desafio passou a ser manter o interesse deles no novo formato. Para isso, atribuímos o evento a uma causa, fazendo uma doação em dinheiro por cada quilometro percorrido pelos atletas para contribuir com as pesquisas da vacina contra o Coronavírus. Já estamos propondo uma série de desafios que têm como objetivo manter o atleta motivado. Por fim criamos uma série de benefícios como máster classes e descontos e lojas parceiras.

Como lidar com as marcas parceiras que estão envolvidas num cotidiano de disputas de hábito e como isso interfere na marca Maratona do Rio? 

A marca Maratona hoje entrega ao seu público mais do que uma experiência exclusiva de corrida. Proporcionamos aos nossos corredores conteúdos de suporte ao longo de toda sua trajetória de preparação com dicas, informações relevantes de profissionais de saúde, sugestões de treinamentos e  desafios para mantê-los motivados. Com isso atraíamos o interesse de marcas parceiras a estarem conosco neste relacionamento contínuo com nossa comunidade.