Colunistas

Internacional foca em ações para mulheres e vê aumento do público feminino no quadro de sócios

Diretoria amplia projetos de inclusão e combate ao preconceito e discriminação

 (Mariana Capra/Internacional/Divulgação)

(Mariana Capra/Internacional/Divulgação)

VL—E

Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 8 de março de 2021 às 12h11.

A expressão "Clube do Povo" dada ao Internacional não acontece por acaso e é assim que o Colorado também enxerga a inserção do público feminino em suas modalidades, dentro e fora do ambiente da instituição. Assim, o Dia 'Internacional' da Mulher se encaixa aos anseios e princípios estabelecidos pelo clube de ampliação dos projetos e ações promovidas junto ao público feminino, sendo que de seu quadro de sócios, 25% são mulheres.

O número, analisado de forma isolada, é abaixo do ao menos 50% esperado, mas é certamente superior à média nacional no futebol. A última pesquisa realizada de fato neste sentido aconteceu em 2016, em levantamento feito pelo SporTV, quando o Internacional liderava a porcentagem de mulheres no programa de sócio-torcedor, com 22% - seguido de Corinthians, com 19%, e Santos e Grêmio, com 15%. Hoje, de acordo com números internos, esse número aumentou para 25%. Atualmente, o Inter conta com 112 mil sócios ativos. "Começamos a implementar diversas ações para o protagonismo feminino no Sport Club Internacional, e temos como objetivo que esses projetos sejam não apenas mantidos como ampliados durante a nossa gestão", aponta o presidente Alessandro Barcellos. "Assumimos agora e reconhecemos que devemos promover ações que deem mais empoderamento às mulheres na parte decisória do clube. É algo que pretendemos construir na nossa gestão", observa.

O Inter quer ativar algumas ações práticas de inserção, como a criação de um espaço de fala para sócias e torcedoras debaterem ações inclusivas e de empoderamento; criação de portfólio com sugestões de mix de produtos femininos da marca Inter para os fornecedores e licenciados; promoção de eventos de matchday para as sócias e torcedoras; promoção de cursos e mentorias para Coloradas que desejam ser gestoras, técnicas, atletas; promoção de cursos de formação de lideranças femininas na gestão do esporte; e a ampliação de ações para tornar o Internacional um clube referência em inclusão, engajado no combate a todo tipo de preconceito e discriminação.

A diretora feminina e de inclusão do clube, Janice Cardoso, conta que o Colorado sempre foi precursor quando o assunto é o envolvimento do público feminino, como na criação de um canal de denúncia - chamado 'Estaremos Contigo' - para que toda e qualquer torcedora que se sentisse assediada ou discriminada em dias de jogos pudesse ter voz para reclamações. "O Internacional tem ampliado cada vez mais os debates e ações, para que toda mulher tenha espaço nos projetos desenvolvidos. Temos um quadro de associadas muito atuante, para que toda mulher tenha liderança e tomada de decisões dentro dos nossos consulados espalhados pelo Brasil", afirma.

Dentro da Diretoria Feminina e de Inclusão, existem mais uma série de ações de acolhimento às torcedoras no estádios, tais quais: engajamento da Diretoria e torcedoras em inúmeras ações sociais do Clube e de diversas instituições do 3º setor gaúcho; participação da Diretoria e torcedoras em ações em hospitais infantis; participação da Diretoria e torcedoras em debates esportivos na mídia; apoio em atividades do Futebol Feminino Colorado; criação de canal de denúncia de assédio e discriminação no estádio, e participação em cursos de futebol.