FIA fecha com Arena Hub para ações e programas voltados à educação esportiva
Inovação, difusão de conhecimento e profissionalismo na gestão esportiva serão os motes para fomento e crescimento da indústria no Brasil
Publicado em 10 de março de 2021 às, 12h42.
Não é só de encontros, conexões e parcerias que vive o esporte. Para que os negócios da indústria esportiva se ampliem, com profissionalismo e expertise, também é necessário conhecimento e gestão. Assim, a FIA - Fundação Instituto de Administração - junta-se ao Arena Hub para desenvolver ações, programas e projetos destinados ao ensino, pesquisa e consultoria na área de gestão esportiva. O objetivo principal é o de compartilhar e ampliar o conhecimento, fomentando negócios e estimulando a inovação no setor para melhorar serviços e criar novas oportunidades.
Segundo a FIA, o esporte como negócio de entretenimento é hoje uma indústria bilionária que mobiliza milhões de pessoas no mundo. No Brasil, sua cadeia completa de negócios, que vai da bilheteria e transmissões das competições até a venda de artigos esportivos, representa 2% do PIB. Sendo assim, é necessária uma gestão adequada e profissional para que se atinjam os objetivos e metas. “Já é consenso de que é preciso evoluir na gestão do esporte. Mas também é preciso gerar inovação, principalmente através de startups, porque através disso o esporte crescerá como indústria e poderá gerar mais negócios”, explica Michel Mattar, coordenador do Programa de Gestão e Negócios do Esporte da FIA.
Para os membros e associados do Arena Hub, a parceria entre as empresas irá possibilitar o desenvolvimento em conjunto de programas educacionais; desenvolvimento de cursos e produtos sobre gestão esportiva com foco em inovação e tecnologia; e a rede de professores da FIA estarão disponíveis para mentorias no Arena Hub. “Estamos muito entusiasmados e otimistas com essa parceria com a FIA. Ao reunir tamanha expertise dos profissionais da Fundação aos interesses em melhorias dos membros do ecossistema, vamos fortalecer os negócios esportivos com os cursos de especialização e extensão, além de realização de programas de capacitação em conjunto que sejam pautados de acordo com o cenário esportivo atual”, afirma Ricardo Mazzucca, CEO e Conselheiro do Arena Hub.
A parceria também irá ofertar portfólio de cursos e programas da FIA para a base de associados do Arena Hub, com benefícios exclusivos; possibilitar ao Arena Hub que disponibilize o acesso a seu conteúdo, plataforma e business network para alunos e alumni FIA; promover a aproximação do Arena Hub aos programas sociais da Fundação; Criação de programa “Arena Hub talks”, podcasts, entrevistas com foco em educação assinado e curado pela FIA. Além disso, em um cenário que tem crescido consideravelmente, novos profissionais surgirão e além das startups, entidades e membros do Arena Hub, os alunos da FIA interessados em programas de estágio, trainees e planos de carreira no esporte, poderão se beneficiar de aberturas de vagas e trabalhos junto aos parceiros do Arena Hub e entidades esportivas que disponibilizarem oportunidades. “Este é um importante passo e incentivo para que novos profissionais possam se familiarizar com o universo do esporte, não só como lazer, mas como ferramenta de transformação econômica e social”, completa Mazzucca.
“A parceria entre a FIA e o Arena Hub vai estimular a evolução de todo o ecossistema do esporte ao fazer a ponte entre academia, startups, empresas e entidades do setor, compartilhando o conhecimento em gestão e o estímulo à inovação. O objetivo é a melhoria da performance de todos os participantes desse setor - dos atletas às empresas”, diz Roberto Alonso, responsável pela área de Relações Institucionais da FIA. O Arena Hub é um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo localizado no Allianz Parque (SP). O projeto, idealizado pela EY e 2simple em parceria com o Governo do Estado de SP e a Federação Paulista de Futebol, é realizado em conjunto com V3A, BNZ e Allianz Parque, tendo como objetivo conectar profissionais, startups, entidades, investidores e grandes empresas para criar, apoiar e acelerar iniciativas que se utilizem do esporte para promover uma transformação digital e social.