Exame.com
Continua após a publicidade

ESPN amplia participação feminina em suas transmissões

Emissora terá transmissão histórica da NBA com narradora e comentarista mulheres nesta 4ª feira

 (Instagram Mariana Spinelli/Instagram)
(Instagram Mariana Spinelli/Instagram)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 23 de março de 2021 às, 17h40.

Última atualização em 23 de março de 2021 às, 17h47.

O pioneirismo feminino no ao vivo da NBA chega amanhã, dia 24 de março, às 20h30 no canal da ESPN. Natália Lara comandará a narração e Alana Ambrosio ficará responsável pelos comentários. Esta é mais uma conquista para as jornalistas esportivas que ainda hoje lutam por seu espaço.

A emissora já conta com mulheres atuando em reportagens, comentários e até mesmo narração de várias modalidades. Sua equipe conta com Luciana Mariano, a primeira mulher a narrar uma partida de futebol na TV aberta, no fim dos anos 90, na TV Bandeirantes. Assim como o SportsCenter, seu programa mais tradicional, conta com Mariana Spinelli, Gláucia Santiago e Marcela Rafael, mulheres que comandam sua apresentação. Na Copa Conmebol Libertadores e Copa do nordeste, nomes como de Ivana Negrão e Daniela Boaventura também se destacam.

Na busca por trazer cada vez mais espectadores e amantes pelas modalidades apresentadas por mulheres, existe também a ESPN Woman, também conhecida como espnW, plataforma de notícias sobre o esporte feminino. São atitudes de inclusão que fazem diferença para o futuro do esporte comandados, narrados e comentados por mulheres. Além disso, os direitos de transmissão da Champions League feminina, Copa da Rainha e Supercopa da Espanha, FA Cup, WNBA, Australian Open, US Open, entre outras modalidades, também são do veículo.

É importante que as emissoras de uma forma geral, assim como os expectadores, entendam que as mulheres não estão conquistando um novo espaço na mídia esportiva. Estão tomando de volta pra si o espaço que delas foi tirado ao longo dos tempos.

(Instagram Mariana Spinelli/Instagram)