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Em crescimento, mercado de E-Sports no Brasil tem perfil traçado

E a disputa FIFA vs. PES não está nada equilibrada...

 (Pesquisa Game Brasil 2017/Divulgação)
(Pesquisa Game Brasil 2017/Divulgação)
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Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 7 de abril de 2017 às, 08h37.

Última atualização em 7 de abril de 2017 às, 18h01.

Com a grande exposição de campeonatos nos últimos anos, a pesquisa Game Brasil 2017 buscou entender como os jogadores encaram o “E-Sport”, modalidade cada vez mais profissional. A maioria dos gamers no Brasil nunca participou de um campeonato (61%), ainda que 37% já tenham participado entre amigos e 2% de um grande evento, com organização oficial e premiação.

- (Pesquisa Game Brasil 2017/Divulgação)

Do total dos entrevistados, 36,4% já assistiram a algum tipo de campeonato de jogos profissionais (comparado aos 26% da pesquisa anterior), sendo 72,1% através da internet, 44,8% pela TV e 18,9% no local do evento. O fato marcante aqui é o de que 63,6% dos gamers brasileiros sequer assistiram campeonatos profissionais, que tem audiência composta majoritariamente por jovens de 16 a 24 anos (43%). A maioria dos espectadores de E-Sports se consideram como “hardcore gamers” (68%) ou “algo entre casual e hardcore” (50%).

O dispositivo preferido para jogar é o smartphone, escolhido por 37,6% dos gamers, seguido de consoles (28,8%) e o computador (26,4%). A categoria de jogos preferida foi Estratégia (50,9%), seguida de Aventura (45%). Um fato interessante é que esses dois tipos de jogos estão entre os preferidos para ambos os sexos, no entanto, jogos de Ação, Corrida e Esportes marcam presença apenas no Top 5 dos homens, enquanto jogos de Cartas, Match Three e Trívia são aqueles que completam o Top 5 feminino. Dos games, FIFA (futebol) está disparado na frente, com 54% de preferência de jogo, contra 27,7% do PES. A razão da preferência por uma ou por outra gira em torno, principalmente, da jogabilidade (64,5%), dos times que o jogo possui (44,3%) e do histórico do gamer com a franquia (39,3%).

Todos estes números apenas corroboram que há um filão importante a ser explorado pelo esporte brasileiro. E a considerar o jogo mais praticado no E-Sport, tem marca de clubes grandes perdendo a oportunidade de participar deste crescimento.

A Pesquisa Game Brasil está em sua quarta edição e foi realizada pela SIOUX, agência de tecnologia interativa, pela BLEND NEW RESEARCH, empresa de pesquisa especializada em consumo, e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. A pesquisa teve a participação de 2.947 pessoas entrevistadas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.A Pesquisa Game Brasil está em sua quarta edição e foi realizada pela SIOUX, agência de tecnologia interativa, pela BLEND NEW RESEARCH, empresa de pesquisa especializada em consumo, e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. A pesquisa teve a participação de 2.947 pessoas entrevistadas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.