DFL dedica streaming baseado em nuvem da AWS em transmissões da Bundesliga
Todos os estádios da liga são equipados com até 20 câmeras para mapear as posições dos jogadores e a bola via rastreamento óptico
Publicado em 12 de novembro de 2020 às, 07h34.
Quando se trata da distribuição global de transmissões da Bundesliga, a DFL Deutsche Fußball Liga GmbH está quebrando o padrão técnico tradicional. Desde o início da temporada 2020-21, a DFL está fornecendo sinal aos detentores de direitos de mídia em todo o mundo e renovando sua plataforma de streaming ao vivo para trazer jogos da Bundesliga para fãs em todo o mundo, ao vivo e sob demanda. A provedora oficial de tecnologia da Bundesliga, Amazon Web Services (AWS), está encarregada da implementação.
Graças ao AWS Elemental, os fãs da DFL puderam assistir ao início da temporada da Bundesliga ao vivo em todo o mundo através de todos os tipos de dispositivos. A DFL, agora, está habilitando a transmissão ao vivo baseada em IP para atender à crescente demanda por conteúdo Over-The-Top (OTT), transmissões de vídeo pela internet sem a necessidade de uma assinatura de televisão a cabo. O AWS Elemental MediaLive fornece à DFL uma capacidade flexível de codificação, independente de resolução ou de requisitos codec. O serviço totalmente gerenciado permite, portanto, que a DFL implemente codificação sem ter que investir em novos hardwares, evitando longos ciclos de integração e atualização. Até 13 canais serão lançados a cada dia de partidas, que serão controlados pelas operadoras da CBC.
Para fornecer ao AWS Elemental MediaLive os inputs necessários, a DFL usará o AWS Elemental MediaConnect para transportar fluxos de vídeo de banda larga no formato mezzanine com segurança através da criptografia, fornecendo à DFL flexibilidade para executar tarefas que são comuns, mas não necessariamente fáceis. Em contrapartida, a liga usará o AWS Elemental MediaPackage como um serviço de construção para gerar todos os tipos de outputs de Taxa de Bits Adaptativo (ABR) para se adequar à gama completa de dispositivos do usuário final de parceiros de mídia, como smartphones, computadores e smart TVs, sem a necessidade de aumento de carga de trabalho de codificação. Os licenciados internacionais podem usar a Ferramenta de Atendimento ao Cliente (CST) da DFL para reservar os streams relevantes das partidas da Bundesliga.
O Esporte Executivo conversou com Priya Ponnapalli, cientista de Deep Learning e gerente sênior do Amazon ML Solutions Lab da Amazon Web Services:
Como apresentar ao consumidor final um novo formato de consumo de produtos, inserido já nesse aspecto, os novos conteúdos disponíveis?
Na AWS, trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros esportivos para inovar de forma colaborativa as maneiras que os fãs podem vivenciar os esportes tanto em casa quanto nas arquibancadas. Ligas esportivas e equipes, incluindo a NFL, o Seattle Seahawks (NFL), a Fórmula 1, a Bundesliga, o Six Nations Rugby, a NASCAR, o LA Clippers (NBA), o Pro Football Focus (PFF), o Second Spectrum e muitos outros confiam na AWS para resolver problemas de negócios e aumentar seu ritmo de inovação, e, desta forma, levar novas experiências aos fãs.
Nos esportes, machine learning (ML), inteligência artificial (IA) e a computação de alto desempenho (HPC) estão inaugurando a próxima onda de inovação esportiva técnica. Equipes, ligas, emissoras e parceiros estão usando a AWS para construir soluções baseadas em dados e a ajudar suas organizações de diversas maneiras: A Fórmula 1 está redesenhando um modelo de carro para 2022 com HPC e fluidodinâmica computacional, equipes da NFL estão treinando seus jogadores e garantindo sua segurança, equipes da Bundesliga estão se conectando com seus fãs e fornecendo insights sobre o jogo , como a probabilidade de um gol, e muito mais.
A tecnologia AWS está mudando o jogo e ajudando seus parceiros esportivos, aumentando o ritmo da inovação e mudando a forma como coletamos, automatizamos, analisamos e aproveitamos dados para aprimorar ligas e equipes, além de auxiliar stakeholders secundários, como parceiros de transmissão e integradores de sistemas esportivos e arquitetos de soluções. A análise de dados em tempo real e o machine learning ajudam a enriquecer os comentários de transmissão e fornecem insights preditivos para contar melhores histórias através dos comentaristas. Desta forma, a AWS entrega todo o potencial de dados para donos de times, técnicos, jogadores e emissoras, além de melhorar e enriquecer a experiência dos fãs - antes, durante e depois de jogos e corridas por meio de insights e experiências de segunda tela.
No caso da Bundesliga, os fãs podem assistir aos jogos em vários dispositivos sem a necessidade de uma assinatura de televisão a cabo, e as estatísticas em tempo real ajudam os narradores a fazerem comentários mais precisos e que melhor ilustram a ação em campo. Usando o Amazon SageMaker, um serviço totalmente gerenciado para construção, treinamento e implantação de modelos de aprendizado de máquina, a Bundesliga está construindo modelos de machine learning em seu banco de dados histórico de mais de 10.000 jogos para fazer previsões quase em tempo real com base nesses dados, como metas esperadas (xGoals) e Posições Médias. Hoje, o xGoals Matchfact powered by AWS calcula a probabilidade de um jogador marcar um gol de qualquer posição no campo em frações de segundos. Além disso, todos os estádios da liga são equipados com até 20 câmeras para rastrear as posições dos jogadores e a bola via rastreamento óptico, gerando uma previsão mais precisa sobre quem pode marcar e quando.
Nas corridas automotivas, a Fórmula 1 também está usando nossos serviços para gerar novas estatísticas com o F1 Insights powered by AWS. Uma das métricas mais recentes, o Car Performance Scores mostra como cada carro se compara a cada um dos competidores. Essa pontuação isola o desempenho de um carro individual, levando em conta aspectos como desempenho em curvas, em linhas retas e equilíbrio de carro ou manuseio para produzir uma pontuação que será compreensível pelos fãs. Essas transformações permitem levar ao consumidor final uma imersão ainda maior nos seus esportes preferidos, com conteúdo personalizado e baseado em dados e estatísticas em tempo real.
O consumidor final demonstra avidez por novidades, mas como prepará-lo para elas?
Como em qualquer esporte, é a ação no campo que impulsiona a paixão do torcedor. Hoje, os consumidores estão cada vez mais ansiosos e esperam receber conteúdos on demand, buscando sempre uma experiência personalizada.
Utilizando tecnologias de nuvem e de machine learning, é possível entregar conteúdo instantaneamente com estatísticas e transmissões ao vivo disponíveis em diversos canais, além de demonstrar o grau de dificuldade da realização de um passe em uma partida de futebol americano, como feito pelo NFL Next Gen Stats powered by AWS. O "Atleta Digital", outra inovação da liga anunciada na conferência re:Invent da AWS em 2019, é uma representação virtual de um jogador que irá auxiliar a capacidade da liga em prever lesões e trajetórias de recuperação. Isso tem o potencial de revolucionar a detecção e prevenção de lesões na NFL. Por meio da equipe do Amazon ML Solutions Lab, a liga pretende transformar a saúde e a segurança dos jogadores ao gerar novas percepções sobre lesões de jogadores, regras de jogo, equipamentos, reabilitação e recuperação, para beneficiar jogadores, equipes, treinadores e fãs.
Para se ter uma ideia do impacto da tecnologia nos fãs, estamos trabalhando juntos com a Bundesliga para criar uma experiência verdadeiramente personalizada para melhorar o engajamento e a retenção dos fãs, aproveitando dados existentes, dados de interação e outras fontes abertas. A solução permitirá recomendações em tempo real com base nas interações dos usuários com as plataformas da Bundesliga, levando a uma experiência de fã mais envolvente e um engajamento mais profundo com os clubes.
Nos últimos anos, observamos como as organizações esportivas modernizaram suas operações e adotaram novas tecnologias para melhorar o esporte. O uso de uma infinidade de tecnologias vai além de melhorar o desempenho em campo. Ela irá transformar a saúde e a segurança dos jogadores em todos os níveis de esportes, além de trazer uma experiência cada vez mais personalizada e profunda aos fãs, possibilitando, no futuro, sua interação com clubes.