Colunistas

Criticados, Estaduais alavancam clubes nas redes sociais

Mesmo desprestigiados, estaduais ainda fomentam a rivalidade regional

VL—E

Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 18 de abril de 2017 às 16h27.

Última atualização em 18 de abril de 2017 às 16h27.

Os Estaduais perderam a importância no Brasil. A afirmação é quase unânime nas últimas temporadas, principalmente nessa época do ano, quando essas competições chegam em sua reta final, e o Campeonato Brasileiro está prestes a começar. A despeito da discussão, muitos clubes do país estão sabendo aproveitar esses torneios, não apenas na busca por títulos, mas também para aumentar ainda mais o engajamento do torcedor.

Segundo pesquisa do Ibope Repucom, Atlético-GO, Ponte Preta, Paraná, Vitória e Paysandu foram os clubes com o maior crescimento de seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) de janeiro a abril deste ano. O que eles têm em comum? Todos se classificaram para a fase final de seus respectivos estaduais e, tirando o Paraná (eliminado nas quartas de final do Paranaense), ainda seguem com chances de título. O Atlético-GO é quem teve o maior crescimento no período: 14,64%, pulando de 101.752 torcedores para 116.652. Em seguida, aparecem Ponte Preta (aumento de 12%), Paraná (10,11%), Vitória (9,96%) e Paysandu (7,94%).

Perto da decisão do Paulistão e ainda em busca do primeiro título de sua história, a Ponte tem usado o humor nas redes sociais para atrair os torcedores. Além de uma grande interação com os ponte-pretanos, o clube usou gifs de desenhos animados como O Fantástico Mundo de Bob e os Flinstones para anunciar as contratações do volante Fernando Bob e do técnico Gilson Kleina, respectivamente. Assim, a Macaca viu o número de torcedores crescer nas redes sociais de 402.170 para 450.434. Essa evolução do clube supera até os principais clubes de São Paulo, como Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

“Os campeonatos estaduais, embora contestados por sua fórmula e calendário, tem importância significativa em exposição para os clubes regionais. A paixão e rivalidade local são fatores relevantes, e explorar estes valores de forma correta no mundo digital pode apoiar o desenvolvimento das propriedades digitais dos clubes, tornando um espaço valioso e relevante para os parceiros comerciais – afirmou José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

Entre os clubes com o maior crescimento, também merece destaque a evolução do Vitória. Com a maior base de seguidores nas principais redes sociais entre o top 5 de crescimento no ano, a equipe baiana passou a marca de 1,5 milhão de fãs. Já após a transmissão ao vivo pela internet (Facebook e Youtube) do clássico contra o Coritiba, válido pelo Campeonato Paranaense, em março, o Atlético-PR ultrapassou a marca de 50 mil seguidores no YouTube.

Se esportivamente os estaduais são (corretamente) contestados, sua existência ainda fomenta discussões regionais que alcançam as redes sociais. Hora de engajar!

Acompanhe tudo sobre:FutebolRedes sociais