Exame.com
Continua após a publicidade

Criticados, Estaduais alavancam clubes nas redes sociais

Mesmo desprestigiados, estaduais ainda fomentam a rivalidade regional

V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 18 de abril de 2017 às, 16h27.

Última atualização em 18 de abril de 2017 às, 16h27.

Os Estaduais perderam a importância no Brasil. A afirmação é quase unânime nas últimas temporadas, principalmente nessa época do ano, quando essas competições chegam em sua reta final, e o Campeonato Brasileiro está prestes a começar. A despeito da discussão, muitos clubes do país estão sabendo aproveitar esses torneios, não apenas na busca por títulos, mas também para aumentar ainda mais o engajamento do torcedor.

Segundo pesquisa do Ibope Repucom, Atlético-GO, Ponte Preta, Paraná, Vitória e Paysandu foram os clubes com o maior crescimento de seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) de janeiro a abril deste ano. O que eles têm em comum? Todos se classificaram para a fase final de seus respectivos estaduais e, tirando o Paraná (eliminado nas quartas de final do Paranaense), ainda seguem com chances de título. O Atlético-GO é quem teve o maior crescimento no período: 14,64%, pulando de 101.752 torcedores para 116.652. Em seguida, aparecem Ponte Preta (aumento de 12%), Paraná (10,11%), Vitória (9,96%) e Paysandu (7,94%).

Perto da decisão do Paulistão e ainda em busca do primeiro título de sua história, a Ponte tem usado o humor nas redes sociais para atrair os torcedores. Além de uma grande interação com os ponte-pretanos, o clube usou gifs de desenhos animados como O Fantástico Mundo de Bob e os Flinstones para anunciar as contratações do volante Fernando Bob e do técnico Gilson Kleina, respectivamente. Assim, a Macaca viu o número de torcedores crescer nas redes sociais de 402.170 para 450.434. Essa evolução do clube supera até os principais clubes de São Paulo, como Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

“Os campeonatos estaduais, embora contestados por sua fórmula e calendário, tem importância significativa em exposição para os clubes regionais. A paixão e rivalidade local são fatores relevantes, e explorar estes valores de forma correta no mundo digital pode apoiar o desenvolvimento das propriedades digitais dos clubes, tornando um espaço valioso e relevante para os parceiros comerciais – afirmou José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

Entre os clubes com o maior crescimento, também merece destaque a evolução do Vitória. Com a maior base de seguidores nas principais redes sociais entre o top 5 de crescimento no ano, a equipe baiana passou a marca de 1,5 milhão de fãs. Já após a transmissão ao vivo pela internet (Facebook e Youtube) do clássico contra o Coritiba, válido pelo Campeonato Paranaense, em março, o Atlético-PR ultrapassou a marca de 50 mil seguidores no YouTube.

Se esportivamente os estaduais são (corretamente) contestados, sua existência ainda fomenta discussões regionais que alcançam as redes sociais. Hora de engajar!