Vinicius Lordello — Esporte Executivo
Publicado em 23 de junho de 2017 às 07h02.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 07h02.
A seleção brasileira foi a primeira equipe a confirmar seu lugar na Copa do Mundo de 2018 na Rússia. A presença garantida levou a um crescimento na busca dos brasileiros pelo idioma russo. Tanto que a Verbling, plataforma on-line internacional de aprendizagem de línguas, percebeu com clareza essa mudança na busca dos brasileiros pelo idioma.
Lançada no Brasil no final de 2013, a plataforma tinha praticamente zerada a busca pelo idioma russo durante seus primeiros 18 meses de atividades no país. No entanto, desde que mudou o desempenho da campanha do Brasil na fase de qualificação para a Copa do Mundo e à medida que aumentava a esperança da seleção de se classificar, o nível de interesse na aprendizagem da língua aumentou.
Atualmente, o número de usuários que estudam russo tem um ritmo de crescimento duas vezes maior que o Inglês e já está entre as cinco línguas mais procuradas no Brasil, ultrapassando o italiano e o mandarim (as outras são, nessa ordem, inglês, espanhol, francês e alemão). Mesmo na América Latina, o Brasil se mostra a frente nessa busca e está com o triplo de estudantes de russo do Chile, segundo país da região com mais interessados no idioma.
Pelo visto, a experiência de ter vivido a Copa do Mundo em casa, mesmo com o famigerado 7 x 1 na lembrança, aliado à garantia de ver o Brasil em disputa sob o comando de Tite, fará com que tenhamos mais brasileiros no Leste Europeu do que era esperado após o jogo contra a Alemanha.