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Cocriação: a gente também vê no esporte

O conceito da cocriação tem ocupado cada vez mais a estratégia das mais atentas empresas. Com protagonismo na internet e redes sociais, ter o consumidor dentro do projeto tem sido uma interessante estratégia de produto e marketing para as marcas. No ambiente esportivo não é diferente. A Centauro lançou campanha com seu novo posicionamento, resultado de processo que envolveu a participação de consumidores. Intitulada “Motivos”, a ação explora as razões […] Leia mais

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Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 2 de setembro de 2015 às, 18h06.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 07h55.

O conceito da cocriação tem ocupado cada vez mais a estratégia das mais atentas empresas. Com protagonismo na internet e redes sociais, ter o consumidor dentro do projeto tem sido uma interessante estratégia de produto e marketing para as marcas. No ambiente esportivo não é diferente.

A Centauro lançou campanha com seu novo posicionamento, resultado de processo que envolveu a participação de consumidores. Intitulada “Motivos”, a ação explora as razões individuais que levam cada pessoa a praticar esporte.

259463_524938_diamond_n_web_Com ação bastante interessante, a marca inglesa Umbro apresentou no último mês seu novo tênis para o mercado do futsal. O calçado é resultado de um desenvolvimento atípico. Durante um ano, com uma pesquisa sigilosa, o “Diamond Project” reuniu 5 mil jogadores amadores de futebol de salão residentes em diferentes regiões do Brasil. Na etapa final foram selecionados 75 boleiros que participaram de todos os processos de desenvolvimento e criação do tênis. Os profissionais da marca ouviram as opiniões para chegar ao produto final.

Deste processo participou, por exemplo, a ComunidadeCriativa, um serviço de “smart communication”, que gera informações para os desenvolvedores de um produto. Através de uma plataforma própria, a empresa seleciona usuários de um produto para que integrem uma comunidade de colaboração. São gerados relatórios com informação sintetizada e dirigida para as necessidades de desenvolvimento. Tudo isso gera informações exclusivas sobre o comportamento do consumidor, desde percepções gerais do produto e da categoria até detalhes sobre a satisfação do uso de seu produto.  No caso da Umbro, por exemplo, a ComunidadeCriativa identificou que em jogadores amadores predomina o caráter técnico da decisão de compra no grupo no qual está inserido. Além disso, que pode existir admiração por grandes jogadores, estrelas do futebol, mas o endosso destes para um novo produto tem pouca influência na avaliação.

Há grande interesse do consumidor em colaborar​, de fazer parte do processo.  Usuários entendem que isso aumenta a qualidade dos produtos e a sua experiência. Os próprios pesquisados se entendem como parte de uma cadeia de valor​ e, por isso, importantes para a marca. Conhecer o consumidor e o que ele quer pode fazer a diferença quando se investe em marketing ou novos produtos. E isso nunca foi tão factível como agora.