Vinicius Lordello — Esporte Executivo
Publicado em 31 de agosto de 2016 às 08h12.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 07h30.
Com o suporte de Dow e Bridgestone, o Transforma – programa oficial de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – disponibilizou tutoriais online gratuitos, treinamentos para educadores e conteúdos de aulas para engajar 7 milhões de estudantes de mais de 12.000 escolas em mais de 2.500 cidades brasileiras desde sua criação, em 2013.
O foco era expandir o escopo e impacto do programa, desenvolvido para trazer valores olímpicos e paralímpicos para escolas locais, criar currículos escolares baseados em temáticas esportivas e introduzir novas modalidades na prática esportiva das escolas – além de modalidades tradicionais como futebol, vôlei, basquete e handebol.
“A parceria da Dow e da Bridgestone com o Transforma ajudou o programa a alcançar um grande número de estudantes e professores em todo o país e vai, sem dúvidas, ajudar no processo de construir um legado educacional para o Brasil”, afirma Vanderson Berbant, Gerente de Educação do Rio 2016.
O Programa Transforma está presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e representa um dos mais importantes legados dos Jogos Olímpicos. Ele também atravessou fronteiras e chegou a mais de 20 outros países, incluindo a Alemanha, Argentina, França, Espanha, Japão, Groelândia e Holanda e está recebendo inscrições de escolas dos Estados Unidos. O programa é agora uma política pública no Brasil e irá continuar depois dos Jogos Olímpicos com uma plataforma de educação à distância do Ministério da Educação.