A sensibilidade e tempo preciso da Getty Images nos Playoffs da NBA
"Como fotógrafos de esportes, queremos ter certeza de capturar toda a emoção que os fãs e jogadores trazem - seja triunfo, derrota, agonia ou empolgação."
Publicado em 30 de junho de 2021 às, 17h11.
A NBA está em reta final de seus playoffs. Se no ano passado a bolha criou um clima de imersão completa no jogo, a presença da torcida deu novos ares à competição. E alguns registros fotográficos, comodo carrosel abaixo, são incríveis e capturam a essência dos jogos. Conversamos com Maxx Wolfson, Diretor de Fotografia Esportiva para as Américas na Getty Images, sobre os desafios e resultados alcançado em uma das ligas esportivas mais assisitidas do mundo!
A NBA teve um final de última temporada em uma bolha. Ali, os registros claramente se voltavam aos atletas e jogadas. Agora, voltamos a ter público e a interação recíproca entre atletas e torcida. O quanto isso traz novas dimensões para os registros fotográficos?
A energia nas arenas tem sido elétrica até agora. Com a capacidade da arena aumentando a cada rodada dos Playoffs, os jogadores e nossos fotógrafos se alimentam da energia da torcida. Realmente contribui para melhores reações do jogador e mais momentos visualmente deslumbrantes que nossos fotógrafos podem capturar e documentar como história do esporte. Essa energia era definitivamente o que faltava na bolha do ano passado e você poderia dizer que os jogadores foram impactados por isso. Como fotógrafos de esportes, queremos ter certeza de capturar toda a emoção que os fãs e jogadores trazem - seja triunfo, derrota, agonia ou empolgação - e permitir que nosso público global veja isso através de nossas imagens. Tem sido uma experiência muito acolhedora ter os fãs de volta e fazer parte da nossa cobertura novamente.
A NBA é uma das poucas ligas com fãs em, literalmente, todos os cantos do planeta. É preciso pensar nessa diversidade de cultura e consumo ao registrar cada foto?
Sim, com certeza! A NBA é um jogo global e sempre temos em mente que clientes, parceiros, licenciados e pessoas ao redor do mundo estão olhando e usando nossa cobertura de jogos, seja em nossa plataforma, sites de notícias, televisão ou mídia social. Com a NBA como um parceiro importante, os fotógrafos da Getty Images continuam a entregar e fornecer imagens líderes da indústria durante os momentos de pico de ação, bem como de toda a emoção, interação e intensidade entre os jogadores que acontecem durante a temporada regular e os Playoffs. Sabemos que certos atletas famosos têm grande repercussão em todo o mundo, com a maioria deles tendo seu movimento ou celebração própria, e nossos fotógrafos estão sempre tentando capturar esses momentos íntimos dos favoritos dos fãs para criar conexão entre fãs e atletas em todo o mundo.
Basquete é uma modalidade disputada em um espaço pequeno e com dinamismo. Quais os desafios específicos da modalidade ao buscarem as melhores fotografias?
Ao tirar fotos de atletas tão incríveis, nossos fotógrafos procuram capturá-los no "auge de sua capacidade", seja no mergulho, três pontos para vencer o jogo ou em um bloqueio forte. Existem vários fatores a serem considerados ao capturar as melhores fotos - é claro, a habilidade de nossos fotógrafos e seu instinto, sua posição para a fotografia, seja na quadra ou na parte de cima, nossa configuração de câmera remota, bem como um pouco de sorte. Como nossos fotógrafos não podem estar em vários lugares ao mesmo tempo, contamos com câmeras remotas (acionadas por eles) para capturar imagens de todos os ângulos da quadra e da arena, dando uma perspectiva única para a ação e o jogo de perto. Pode ser desafiador e de alta pressão capturar todos os momentos de um único jogo, mas com preparação, habilidade e paixão pelo esporte, nossos fotógrafos estão sempre encontrando novas maneiras de contar histórias por meio de imagens. Nossos fotógrafos procuram maneiras de congelar esses momentos incríveis no tempo e fazer fotos que vão sobreviver com a história da liga. Existem tantas imagens icônicas de grandes nomes da NBA e nossos fotógrafos querem estar lá para capturar o que vem por aí.