Inovar é arriscar para transformar
Mais do que apresentar algo novo e inusitado, a inovação precisa ser útil
Publicado em 22 de outubro de 2021 às, 15h43.
Por: Cris Arcangeli
Empreender sempre foi uma das principais ferramentas na construção da minha carreira. Tive sorte, mas ela sempre me encontrou porque trabalho muito. Sou movida a desafios. Mais que isso, tenho para mim que existe algo importantíssimo para qualquer empreendedor: a busca pela INOVAÇÃO. Por isso meu recado é para as pessoas que têm a INOVAÇÃO como premissa para começar e permitir que seus negócios cresçam e tenham diferencial competitivo. São estas pessoas que se destacam, são reconhecidas e conseguem se projetar no mercado por muito tempo.
Mais do que apresentar algo novo e inusitado, a INOVAÇÃO precisa ser útil: não adianta o empreendedor criar algo completamente revolucionário pensando somente em ser diferente. Antes de qualquer solução vem o cliente. É nele que precisamos pensar, entender como facilitar sua vida, oferecer mais praticidade e mais economia, que motivem este consumidor a pagar por algo.
Vamos a alguns casos
Quero comentar com vocês algumas INOVAÇÕES que chamam a minha atenção pela criatividade e pelo impacto que podem trazer para o nosso dia a dia.
Sabemos que as transações financeiras vêm mudando há algum tempo. Uma das grandes inovações no mundo financeiro são os NFTs, que se tornaram uma das maiores tendências do mundo dos criptoativos em 2021 e apresentaram um aumento de 55% nas vendas em relação a 2020, passando de US$ 250 para US$ 389 milhões.
Os automóveis são um prato cheio quando se fala de inovação. Uma das grandes apostas é o novo Accord Híbrido, primeiro modelo da Honda Automóveis do Brasil com a tecnologia híbrida e:HEV no País que tem dois motores elétricos e um motor de ciclo, garantindo maior economia de combustível sem perder a potência. Este é o primeiro dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar até 2023, a partir de um plano de eletrificação que deverá estar pronto até 2040.
Ainda falando de carros, você sabia que já existem táxis sem motorista na Flórida? A experiência está sendo feita pela Tesla, do multimilionário Elon Musk, um dos maiores pesquisadores de INOVAÇÃO, que inclusive está patrocinando viagens ao espaço com a Space-X. Ainda faltam ajustes tecnológicos para estes carros se tornarem totalmente seguros e autônomos, mas certamente a INOVAÇÃO é a grande inspiração que vai permitir que no futuro os carros não precisem de um condutor humano.
Outra grande INOVAÇÃO vem da empresa britânica Vertical Aerospace, que está na frente da corrida pelo lançamento do primeiro modelo de aeronave elétrica (VA-X4), com decolagem e pouso verticais (eVTOL). Mais silenciosa que os helicópteros e com custo menor de operação, as naves eVTOL estão sendo aguardadas como uma nova solução para a mobilidade urbana, principalmente nos mercados não atendidos por linhas férreas de alta velocidade ou por companhias de aviação regionais.
E o que falar da Nanotecnologia? Duas empresas, a MicroElectroMechanical Systems e NanoElectroMechanical Systems estão usando a nanotecnologia para diagnóstico precoce de doenças em escala molecular, antes de provocarem os sintomas tradicionais ou dor, permitindo assim tratamentos menos invasivos, mais baratas e com maior índice de sucesso.
Temos também a impressão 3D. Parece que praticamente tudo o que conhecemos hoje pode ser feito neste tipo de ferramenta. Imagine uma casa inteira, ou uma ponte de aço, um automóvel, tudo em 3D? Quase inimaginável, mas hoje totalmente real.
Por isso eu tenho certeza absoluta: INOVAÇÃO é agilidade e rapidez. Precisamos, no papel de empreendedores, estar sempre alertas e atentos às transformações dos mercados (que em tempos de instabilidade são inúmeras), e abertos às mudanças, para não perder o timing e as inúmeras oportunidades que estão prontas para serem colhidas por quem se atreve a INOVAR!