Exame.com
Continua após a publicidade

Impressão em 3D mudando a arquitetura e a engenharia

Impressão 3D utiliza diferentes materiais para imprimir objetos em três dimensões, sendo uma vertente da indústria 4.0

Impressoras 3D (Divulgação/EXAME.com/Divulgação)
Impressoras 3D (Divulgação/EXAME.com/Divulgação)
C
Cris Arcangeli — Empreender Liberta

Publicado em 16 de junho de 2022 às, 06h00.

Última atualização em 20 de junho de 2022 às, 13h40.

Por Cris Arcangeli

Quando falo sobre Inovação, falo principalmente de novas tecnologias que transformam a vida das pessoas, que trazem benefícios sociais e humanos e que possam abranger várias áreas essenciais no nosso dia a dia. Uma das mais instigantes é a impressão 3D, que utiliza diferentes materiais para imprimir objetos em três dimensões e que é uma vertente da indústria 4.0, que vem transformando processos de fabricação e produção de vários setores como, por exemplo, na Engenharia e na Arquitetura, como mostro em alguns exemplos abaixo.

De protótipos conceituais e projetos de construção – Recentemente a impressão em 3D vem tornando viáveis inúmeros projetos arquitetônicos. Uma das primeiras empresas que obteve resultados com esta inovação tecnológica foi a chinesa WinSun, que em 2013 conseguiu imprimir 10 casas em um período de 24 horas. Um dia!

Isso mostra que uma área onde a impressão 3D tem grande potencial é a de habitações de interesse social, devido à possibilidade de custos mais baixos, prazos menores de execução, rapidez na impressão e uma menor margem de erros, algumas vantagens essenciais para se construir residências que custem menos, sem o comprometimento da qualidade de construção.

Ao mesmo tempo, os responsáveis por este tipo de tecnologia vêm trabalhando na qualidade da estética destes complexos residenciais, para não sacrificar o design devido à redução de custos ou à velocidade da execução das obras. A boa notícia é que é possível uniformizar e integrar ainda mais a automação no processo de construção civil, criando projetos esteticamente interessantes. Uma prova disso é que até 2025, um quarto dos prédios em Dubai deverão ser construídos a partir desta tecnologia.

Uma escola inteira em 18 horas – Não pense que a impressão 3D só pode ser usada em grandes empreendimentos. Uma empresa britânica chamada CDC utilizou este método para apresentar a primeira escola impressa em 3D do mundo, construída no distrito de Salima, em Malaui, num período de apenas 18 horas.  É uma velocidade recorde para um edifício com durabilidade, espaço e design que os alunos jamais poderiam ter antes.

O grupo CDC atua no atendimento de necessidades de infraestrutura na África e pretende ampliar o uso desta tecnologia na região em conjunto com o grupo franco-suíço Lafarge-Holcim, para construir casas, escolas e equipamentos sociais a preços acessíveis para o mercado africano.

Esses projetos devem unir a impressão 3D na execução das paredes com trabalho qualificado local, para o processo de instalação de portas, janelas, telhados e outros complementos. Ou seja, também vai contribuir com a criação de empregos e a formação de mão de obra qualificada em zonas bastante necessitadas da África.

E a ponte de aço? – Quem caminha ao longo do canal Oudezijds Achterburgwal, em Amsterdã, se depara com uma ponte de aço que se integra completamente às características arquitetônicas locais. Mas poucos sabem que essa é a primeira ponte de aço impressa em 3D no mundo, que levou somente seis meses para ser concluída e está sendo utilizada enquanto a ponte original passa por um processo de renovação.

Com quase 12 metros de comprimento, a ponte é composta por 4.500 quilos de aço inoxidável e teve sua estrutura amplamente testada durante todo o processo de impressão, para garantir sua capacidade de suportar o tráfego de pedestres e ciclistas.  A ponte está equipada com múltiplos censores, que recolhem dados sobre tensão e vibração à medida em que é utilizada sob várias condições meteorológicas. Estes dados vão sendo incluídos numa réplica digital, o que facilitará uma análise do comportamento do aço impresso em 3D para eventuais manutenções ou modificações a até mesmo para futuros projetos de construção de maior dimensão.

Esses exemplos mostram que, como eu sempre digo, o melhor da inovação e da tecnologia é o seu poder de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Por isso foco meu trabalho no empreendedorismo e na capacitação de pessoas que sejam capazes de mudar o mundo, nem que seja em pequenas doses. Porque é na soma destas pequenas doses que conseguimos grandes resultados.