As palavras que me vêm são Liberdade, Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade (Richard Drury/Getty Images)
Cris Arcangeli — Empreender Liberta
Publicado em 30 de dezembro de 2021 às 09h00.
2021 despede-se de cada um de nós. Ou melhor, como sempre gosto do copo “meio cheio”, estamos diante de um novo ano, de novas perspectivas, de novas energias e novas formas de trabalho. 2022 surge como um ano promissor, de retomadas, de abraços e contato social. De vida nova. As palavras que me vêm são Liberdade, Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade.
Liberdade de trabalhar, de criar, de transformar, de empreender. Quando a pandemia se apresentou com toda sua força, no início de 2020, eu senti uma grande necessidade de ajudar os pequenos e médios empreendedores, que foram muito penalizados pelas medidas obrigatórias adotadas no Brasil e no mundo. Foi pela minha aproximação com pequenos empreendedores, que surgiu o Movimento Empreender Liberta. Acredito muito no empreendedorismo, naquelas pessoas que têm uma força interna para criar seus próprios negócios, para inovar, transformar, ter independência financeira e, com isso, mudar de vida. Isso é Liberdade.
Empreender é um caminho que leva a novas conquistas, a fazer suas próprias escolhas e tomar suas próprias decisões. Cria novas lideranças. Traz algo que sempre fez parte da minha vida: Inovação. Motiva os donos destes novos negócios a estarem sempre atentos às transformações de mercado – que foram inúmeras nestes últimos tempos.
A pandemia nos trouxe também novas lições, novos valores, novas formas de relacionamento entre consumidores e marcas e novos perfis de investidores. Questões ambientais, sociais e de governança agora estão reunidas numa sigla, ESG, que deve se perenizar nas relações de negócios daqui para a frente. As organizações começam a entender que é preciso desenvolver ações ESG efetivas e se estruturar para isso, pois os investimentos e financiamentos já começam a estar condicionados a estas práticas.
O futuro que nos aguarda logo ali, também será pautado pelos valores e pelo propósito que cada organização apresenta a seus consumidores e à sociedade em geral, que hoje exigem às empresas que desempenhem corretamente seu papel social e ambiental. Será fundamental, no ano que se inicia, que as organizações entendem de uma vez por todas o que é Sustentabilidade, que se adaptem a práticas e operações de responsabilidade social e governança, que alinhem seu desempenho ações de impacto positivo real.
Aprendemos muitas lições em 2020 e 2021. Vamos usar cada uma delas para nos unirmos por um país melhor, socialmente mais justo e com oportunidades para todos. Que em 2022, quando comemoraremos os 200 anos de Independência do Brasil, nossas experiências sejam plenas de prosperidade, alegria e muito amor.
Um maravilhoso 2022 para todos!!!!