Colunistas

Esta startup transformou o desperdício de alimento em lucro; entenda

O bom empreendedorismo resolve problemas de uma sociedade. Esta é a proposta da Restin, que traz insights sobre como enxergar oportunidades nas adversidades

Carol Paiffer: shark do Shark Tank Brasil está lançado seu primeiro curso de empreendedorismo (Carol Paiffer/Arquivo Pessoal/Divulgação)

Carol Paiffer: shark do Shark Tank Brasil está lançado seu primeiro curso de empreendedorismo (Carol Paiffer/Arquivo Pessoal/Divulgação)

PE

Pontapé Empreendedor

Publicado em 7 de outubro de 2021 às 17h57.

Última atualização em 8 de outubro de 2021 às 18h26.

Por causa de um episódio especial do Shark Tank Brasil, da Sony (do qual eu sou jurada) sobre desperdício de alimentos, conheci o Luciano Almeida, fundador da Restin Brasil. A Restin é uma startup que tem como objetivo principal solucionar o problema do desperdício de alimentos. 

Dados da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) apontam que, por ano, cerca de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada. Apesar de o Brasil ter uma das mais altas taxas de rejeição ao desperdício, 10% dos alimentos ainda são desperdiçados na casa das pessoas por aqui. A iniciativa é de extrema importância no combate à fome e mostra que o empreendedorismo veio para ajudar na resolução de problemas. Sou apaixonada pela ideia de transformar problemas em oportunidades lucrativas e, inclusive, criei um programa para ajudar quem precisa

Mas o que me interessou no projeto da Restin é que eles trabalham com duas frentes de negócio: a primeira conectando empresas que têm alimentos excedentes com empresas que podem usar esses alimentos como matéria-prima. Já na segunda frente, a Restin monta cestas a partir de produtos de pequenos produtores, evitando a perda do alimento desde o campo até o consumidor final e promovendo a produção local. 

Se você tem uma ideia para resolver algum problema do seu dia a dia, perto da sua casa ou no seu trabalho, esta pode ser a sua oportunidade para começar um negócio. Se eu consegui plantar uma sementinha na sua cabeça com essa proposta (ou se ela já existia) eu te convido a conhecer o “Do Zero ao Negócio”, o meu primeiro curso de empreendedorismo

Depois de 16 anos atuando como empresária e me tornando uma referência na área, eu decidi usar a minha experiência para ajudar todos aqueles que querem tirar o sonho de empreender do papel -- você não imagina quantas palestras eu dou sobre o tema e como as pessoas se interessam por ele. 

Se você está em dúvidas se esse curso pode realmente te ajudar saiba que ele é indicado para quem:

  • Tem uma ótima ideia de negócio, mas não sabe por onde começar a colocá-la em prática;
  • Já tem um negócio, mas sente que ainda tem dúvidas sobre como transformá-lo em um empreendimento de sucesso;
  • Sonha em começar um negócio — seja ele qual for — mas sente medo;
  • Já teve um negócio que, por algum motivo, não foi para frente.
  • Se você se encaixa em algum desses casos, vem comigo, é só acessar aqui e conhecer mais sobre o curso Do Zero ao Negócio.

Para se inscrever, basta acessar o site do projeto

Te espero lá!

Confira o meu bate-papo com Luciano Almeida, fundador da Restin Brasil: 

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismoEmpreendedoresEmpreendedorismo