Renault Duster GoPro: aventura com um quê cinematográfico (Cacio Murilo/Divulgação)
Car & Fun
Publicado em 26 de setembro de 2019 às 07h00.
Última atualização em 26 de setembro de 2019 às 07h00.
Papo de quem gosta de dirigir: estando ao volante, poucas coisas são tão prazerosas como colocar o carro na estrada em busca de aventura. E a palavra “estrada”, aqui, é uma força de expressão. Pode ser uma trilha, um caminho recentemente desbravado, trechos de barro, pedra, cascalho, areia ou algum piso que nos dê sustentação. O importante é seguir. E, vá lá, a palavra “aventura” também tem um caráter amplo. Pode ser simplesmente algo que nos tire da rotina do dia a dia.
Em tempos de redes sociais, quase tão bom quanto viver essas experiências é poder dividi-las com amigos, familiares, conhecidos e até desconhecidos. Se possível, na verdade, com o mundo, e em tempo real. É o que as pessoas, de um modo geral, vêm fazendo com os celulares em punho. Ocorre que, como os desafios do piloto tendem a ser superados à medida em que ele se torna mais familiarizado com os lugares e com o domínio da carro, os relatos de viagens também tendem a ficar mais ousados, complexos, em alguns casos até artísticos e espetaculares.
É aqui que entrou minha experiência a bordo da Duster GoPro, série especial do SUV da Renault, criada em parceria com a — isto mesmo! — marca que é sinônimo de câmera de ação descolada. O gadget tem cada vez mais caído nas graças de quem faz esportes radicais e também nas de simples mortais, que vão desde os que gostam de sorrir para a audiência do outro lado como aqueles talhados para apenas fazer peripécias para a plateia — e o “apenas” aqui é mera provocação. Os experts estão mais para acrobatas, tamanha sua criatividade e ousadia na criação de seus stories.
Definitivamente esse não era meu caso. Marinheiro de primeira viagem no quesito “uma câmera nas mãos e uma ideia na cabeça” (com um pedido de licença aos cineastas cults de plantão), queria mais era entender como se deu esse encontro entre as lentes e o mundo dos motores — este, sim, a minha praia! Um casamento original, convenhamos, e, claro, o objetivo maior do enlace é promover diversão envolvendo o homem e a máquina, tendo como cúmplice os olhares de suas redes. Então vamos nós.
A série especial GoPro é discreta. Do lado de fora, apenas os mais atentos vão notar que proteção do parachoque frontal e faróis estão diferentes da versão original. Na porta lateral, o adesivo GoPro nomeia a Duster, deixando mais evidente que aquele ser motorizado está em busca de imagens em movimento e cliques de instantâneos. Ao abrir a porta, nem precisa de um flash para se sentir como quem está sendo observado. Está lá a GoPro, instalada em um suporte no parabrisa, ao lado do espelho retrovisor. Não quer mostrar suas caretas enquanto se desvia dos obstáculos do caminho? Então é só colocá-la em pé no painel, mirar o foco para o exterior, que o mundo de fora chega diretamente para quem está de olho da câmera.
Aos geeks que estão com abstinência de informações sobre tecnologia, aqui vai um aperitivo: a GoPro atende pelo nome de Hero7 Black e é dotada do sistema HyperSmooth capaz de gravar vídeos em resolução 4K com 60 fps e registrar com a melhor qualidade cada segundo de adrenalina. Acredite: é muito mais do que a gente precisa para postar nos Instagram da vida…Diz a marca que o equipamento resistente como uma rocha a quedas e é à prova d’água.
Resolvi acreditar credulamente, porque não iria colocar em cheque uma informação dessas, até porque eu tinha em minha frente o paraíso cearense de Jericoacoara para explorar, subindo e descendo dunas, atravessando riachos ou simplesmente dirigindo pela praia enquanto via à minha frente as peripécias dos que escolhem aquele must do kitesurf para se divertir.
Por falar em diversão, é hora de ligar a cam e sair por aí acelerando. Com licença…
O repórter viajou a convite da Renault do Brasil.
--
Chico Barbosa é jornalista, escritor, editor da CBNEWS e editor do blog Car & Fun. Instagram: @Chico.Barbosa