Exame.com
Continua após a publicidade

Programas de fidelização se tornam aliados para a sobrevivência das empresas

O foco no cliente já se tornou uma pauta recorrente. E no caso de pequenas e médias empresas, ela é ainda mais relevante

Gerando dinheiro: segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até três anos de funcionamento (Getty/Getty Images)
Gerando dinheiro: segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até três anos de funcionamento (Getty/Getty Images)

O foco no cliente já se tornou uma pauta recorrente. E no caso de pequenas e médias empresas, ela é ainda mais relevante. Afinal, com os primeiros anos sendo os mais desafiadores, é preciso investir em estratégias de sobrevivência em meio aos gigantes do mercado, enquanto reduz os custos com impostos, trabalha a aquisição de novos clientes e fideliza os que já estão dentro de casa.

Segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até três anos de funcionamento. Em meio aos principais motivos, estão: os altos impostos (31%) e a grande competitividade (29%). Por isso, esperar que apenas o seu produto ou serviço gere valor, garanta o aumento da sua receita e mantenha a saúde da sua carteira de clientes é uma estratégia arriscada.

Como uma solução 3 em 1, capaz de auxiliar na aquisição, retenção e encantamento de clientes, os programas de fidelização têm ganhado visibilidade, com destaque para o clube de vantagens — um universo completo de descontos, cashback e giftcards nos maiores estabelecimentos do Brasil, que conectam você ao seu cliente, agregando valor ao seu produto ou serviço.

O programa de fidelização como potencializador da sua marca

Em uma pesquisa da McKinsey, 59% das pessoas revelaram que dão preferência às empresas que oferecem benefícios além do produto ou serviço que estão adquirindo. E explorar essa afinidade do seu público com a sua marca é valioso para ambas as partes.

Com um clube de benefícios, você se faz presente para o seu cliente, permitindo que ele economize e associe essa vantagem à sua marca, enquanto amplia o faturamento da sua empresa durante as datas mais lucrativas do varejo. Além de trabalhar a retenção, é possível usar o seu programa de fidelização como argumento de pré-venda e garantir a aquisição de novos clientes, com um diferencial que oferece destaque em meio à concorrência.

E se o seu negócio não tem equipe suficiente para desenvolver um clube de benefícios próprio é possível contratar empresas que criam rapidamente. Esse é o caso da Lecupon, empresa que oferece soluções em atração, retenção e fidelização de clientes por meio de um clube de benefícios exclusivo para outras empresas de diferentes segmentos do mercado.

O diferencial de contar com uma solução terceirizada como essa é a construção de aplicativos white label com um alto nível de personalização, oferecendo descontos, cashback e giftcards em mais de 25 mil estabelecimentos parceiros espalhados por todo o Brasil.

É o famoso ganha-ganha: enquanto seus clientes aproveitam tudo isso, a sua empresa cria uma experiência única. E quem não começar a abrir para essas possibilidades pode ficar para trás.