Continua após a publicidade

Criando clientes vendedores

Novo livro do CEO da Base Viral, Rodrigo Noll, mostra como aumentar as vendas com o Marketing de Indicação

Novo livro de Rodrigo Noll mostra como aumentar as vendas com o Marketing de Indicação (Rodrigo Noll/Reprodução)
Novo livro de Rodrigo Noll mostra como aumentar as vendas com o Marketing de Indicação (Rodrigo Noll/Reprodução)

Certamente, você já comprou um produto ou contratou um serviço por indicação de um amigo, colega de trabalho, vizinho, familiar ou qualquer outra pessoa. Tente recordar uma situação como essa que tenha acontecido com você.

E se você tem uma empresa, com certeza também já vendeu por indicação. Pode ser que você nem saiba, mas alguém já deve ter recomendado seu negócio e isso resultou em uma venda. Indicar está no nosso DNA, é algo natural para nós. Todos nós gostamos de compartilhar quando temos experiências positivas com uma empresa.

Agora, vamos refletir: se todo mundo gosta de indicar, por que não incentivar essas indicações para que se tornem uma fonte de lucro que você controla, acelera quando precisa vender mais ou bater uma meta e pode até mesmo desacelerar quando for conveniente para a sua estratégia de negócio? Imagine o valor desse ato voluntário por parte dos seus clientes!

Essa foi a provocação que meu grande amigo e CEO da Base Viral, Rodrigo Noll, fez quando atuava no marketing de uma grande empresa. O ano era 2015, e ele havia sido promovido a diretor do departamento e uma das primeiras coisas que ele fez foi conhecer muito bem os clientes. Além de fazer esse contato por telefone, ele também ia visitá-los. 

Nestes encontros ele tentava observar o máximo de detalhes possíveis, ouvindo o que eles falavam, conhecendo o espaço em que trabalhavam (às vezes até a casa em que moravam), conhecendo a vizinhança, o bairro, seus hábitos, rotina e até seus medos, objetivos e sonhos. Esse conjunto de informações o ajudaram a conhecer a fundo cada um deles, algo que eu acredito que seja a tarefa mais importante de um vendedor, de um empreendedor ou de um marqueteiro. 

Quando você estreita esse contato, consegue entender melhor o mercado em que atua, conhece melhor as dores do seu cliente, consegue propor melhores soluções para os problemas apresentados e ainda obtém informações que ajudam a melhorar o seu próprio negócio.

Essa é a história de como Rodrigo obteve os insights necessários para fundar sua empresa, que hoje registra 65% do seu faturamento exclusivamente pelo canal de Programa Indicações. Apesar da Base Viral já possuir campanhas isoladas de indicação, ele profissionalizou esse canal de vendas, criando um programa com métricas, escalabilidade e margens de lucro.

Em seu novo livro, que é uma bíblia para quem quer aprender mais sobre estratégias de indicação, Noll ensina como transformar a indicação boca a boca dos seus clientes atuais em um programa previsível e controlável, por meio de ações simples e sem precisar dar descontos, investir em anúncios ou adquirindo ferramentas ou softwares caros. 

O marketing de indicação não é apenas uma tendência passageira que logo vai ser substituída por outra novidade. Não estamos falando de uma tecnologia que vai cair em desuso, mas sim de um comportamento permanente do ser humano. Portanto, o que você aprender poderá ser aplicado para sempre.

Com 21 milhões de empresas ativas no país, poucas estão aproveitando essa vantagem. Lá fora, o referral marketing já é uma realidade consolidada em um mercado que está em constante transformação. O livro também oferece uma solução simples para impulsionar o crescimento e principalmente aumentar os lucros do seu negócio.

Recomendo demais a leitura

Bora Indicar!