Colunistas

Como a inteligência artificial pode transformar o varejo?

É avaliado que essa tecnologia já gerou US$ 40 bilhões de receita extra no setor de varejo nos últimos três anos

Sincronizar on e offline, além do uso para a logística, são algumas das principais aplicações da tecnologia nos próximos anos (Oli Scarff/Getty Images)

Sincronizar on e offline, além do uso para a logística, são algumas das principais aplicações da tecnologia nos próximos anos (Oli Scarff/Getty Images)

BV

Bora Varejo

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 18h55.

Varejo é mais uma das áreas a serem completamente transformadas com a evolução da inteligência artificial nos próximos anos. O digital está chegando de assalto no nosso segmento, melhorando velocidade, desempenho e eficiência, com sistemas de análise preditiva e leitura de dados em altíssimo nível, transformando o segmento em cada vez mais data-driven.

A IA no varejo, até agora, possibilitou às empresas informações e dados de alto nível que são aproveitados em novas oportunidades de marketing e operações de varejo avançadas. É avaliado que essa tecnologia já gerou US$ 40 bilhões de receita extra no setor de varejo nos últimos três anos. E esse impacto só vai crescer.

Então você, varejista, que continua ambicioso, deve sofrer uma pressão para adotar esse tipo de tecnologia em breve. Estima-se que, globalmente, 85% de todas as indústrias deverão adotar algum tipo de ferramenta com inteligência artificial até 2020. Não há motivos para o varejo ficar para trás.

 O que é a inteligência artificial no varejo?

Quando falamos de inteligência artificial, falamos diferentes tecnologias, incluindo análise preditiva e machine learning, que podem processar, coletar e interpretar trechos de informações e aplicar esses dados para prever, estimar, familiarizar e ajudar os varejistas a fazer negócios orientados a dados e escolhas corretas. Esse é o impacto verdadeiro da I.A no varejo. Além da velocidade e inteligência de negócios que o software de varejo e essas tecnologias podem processar, a transformação digital no setor de varejo está apenas produzindo negócios de sucesso. Muitos ganhos de eficiência poderão ser creditados à IA no setor de varejo..

Quais são os benefícios de adotar a inteligência artificial no varejo?

Mas quais são os benefícios concretos para os varejistas? Que tipo de ganhos você poderá ver com inteligência artificial. Listei três dos mais relevantes:

Atrair clientes, a inteligência artificial será capaz de otimizar anúncios cada vez mais, podendo diminuir o custo de aquisição dos seus clientes e fazendo o processo muito mais assertivo. Com uma IA analisando o comportamento de cada cliente, você terá muito mais eficiência de ofertar exatamente o produto que ele precisa, na hora que ele precisa.

Sincronizar varejo online e offline, o varejo digital e o físico de compras normalmente funcionam sob um conjunto separado de abordagens e iniciativas, e a integração entre os dois costuma ser o melhor caminho. A inteligência artificial vai conseguir maximizar esse esforço, ao analisar todos os dados que envolvem compras que se iniciam no online (pessoa pesquisa no Google, por exemplo) e termina no offline, com a visita do usuário na loja designada.

Capacitar redes de logística, uma verdadeira transformação pode ser feita na logística de seu negócio. A inteligência artificial começará a otimizar as suas entregas, baixando custos e aumentando a eficiência - agilizando entregas, por exemplo. Serão rotas e cargas mais bem determinadas através da tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialStartupsVarejo