Exame.com
Continua após a publicidade

A indústria produzindo conteúdo para se conectar com o consumidor: Case Falando de Delivery

Aquisição, retenção, fãs, patrocinadores e lucro! Como você pode ter tudo isso dentro de um mercado tradicional

 (Falando delivery/Reprodução)
(Falando delivery/Reprodução)

Nos últimos anos, as indústrias estão buscando se conectar de forma mais genuína e direta com seus consumidores. Durante muitos anos, a indústria em sua grande maioria, era responsável apenas por fabricar os produtos e entregá-los para distribuidores que fossem responsáveis pela logística, marketing e venda até o cliente final.

O Falando de Delivery é um exemplo prático de como uma indústria deve se comportar diante da grande quantidade de influenciadores que dominam o mercado. As empresas estão investindo nesse canal de mídia e, em alguns casos, tornando-se uma marca para competir com players consolidados. 

Em meados de 2017, a PDV Print Embalagens, uma gráfica de São Paulo focada em embalagens para delivery, buscou o caminho oposto ao mercado. Em um nicho totalmente tradicional, a empresa iniciou sua trajetória digital vendendo seus produtos para todo o Brasil através de marketplaces, lojas virtuais e usando o WhatsApp para se relacionar diretamente com seu consumidor.

Com o "boom" do delivery durante a pandemia, a empresa notou muitos entrantes despreparados nesse mercado e uma grande busca por conteúdo educacional que ajudasse os empreendedores a performarem em seus negócios. Foi quando, em 2020, a empresa começou a fazer maratonas de lives nas redes sociais, trazendo creators do segmento como convidados e entendendo que, ao capacitar o mercado, ela poderia adquirir novos leads e aumentar o LTV através da melhor performance dos seus clientes atuais.

Em 2021, a empresa percebeu que tinha uma arma poderosa não só pelo propósito, mas também pelo valor agregado e impacto no mercado. 

Assim, lançou o Falando de Delivery, o primeiro podcast de delivery do Brasil. Com mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, o podcast entrevistou marcas como Oakberry, Alfredo Soares, Just Burger, Domino's Pizza e Grupo RÃO, com mais de 5 temporadas e 2 eventos presenciais em menos de 1 ano e meio.

Apoiado já por marcas como iFood, Coca-Cola, Kibon, dentre outras startups, o Falando de Delivery se tornou o maior podcast do segmento, aumentando o faturamento da indústria em 80% no último ano, sem aumentar nada na verba de tráfego. O principal destaque é que eles estão desenvolvendo e cuidando do próprio mercado.

O CEO e host do podcast, Rafael Soares, relatou em uma de suas falas que a maior estratégia com o lançamento do canal de mídia foi entender que influenciadores não são canais próprios e, assim como muitos tentam fazer com marketplaces, eles trouxeram e criaram um canal direto de influência e relacionamento, gerando valor muito além de vender uma embalagem para delivery.

Hoje, o podcast tem um papel fundamental no dia a dia da empresa, atuando não só como o maior influenciador da gráfica, mas também de outros patrocinadores e gerando lucro para si próprio. Em 1 ano e meio eles faturaram 500 mil reais com o projeto, mas os fundadores relatam que a grande parte do valor é reinvestida para tornar o projeto mais relevante.

Ismael Rúbio, fundador da PDV e co-fundador do Falando de Delivery, complementa:

“O Falando de Delivery é a materialização do propósito da empresa... Ajudar a garantir e promover o sucesso dos nossos clientes. Antes, isso só era possível através da embalagem. Hoje, também entregamos conhecimento de alto nível.”

Pontos importantes para você montar seu próprio canal de mídia:

⦁​Conheça sua persona: É essencial entender seu cliente, como ele se comunica, quais assuntos lhe interessam e quais são os melhores canais para se conectar com ele.

⦁​Estude as dores do seu mercado: Pare de achar que seu produto resolve tudo e olhe para o mercado como um todo. Você pode agregar em outras áreas, mesmo sem colocar seu produto em foco sempre.

⦁​Busque parceiros: Existem outras empresas no mercado que também precisam se conectar e podem entender que faz sentido se aliarem a você nessa produção de conteúdo, garantindo verba e mais canais de divulgação para o seu projeto.

⦁​Entenda que a distribuição é tão importante quanto a produção: Não adianta fazer uma baita produção de série se ela não estiver em nenhum streaming relevante. É como ter um produto bom sem marketing e vendas.

⦁​Siga sempre fiel aos seus propósitos: Defina bem qual será o impacto que seu canal vai gerar e vá ajustando-o. Cuidado com promessas vazias e venda de infoprodutos. Lembre-se sempre de que o seu projeto nasceu para se relacionar com o mercado em primeiro lugar.

⦁​Tenha um bom comunicador: Seja um dos sócios, um personagem no metaverso ou simplesmente um portal de notícias. Comunique-se de acordo com seu público e mantenha o tom de voz como DNA.