Ciência

Raro híbrido de leão e tigre nasce em zoológico da Rússia

Batizado Zar, o ligre nasceu há dois meses e meio da união entre a única tigresa desse pequeno parque zoológico, Princesa, e o leão Caesar

Zar: os ligres são animais extremamente raros, já que a probabilidade de que nasçam em seu entorno selvagem é quase nula (Reprodução)

Zar: os ligres são animais extremamente raros, já que a probabilidade de que nasçam em seu entorno selvagem é quase nula (Reprodução)

A

AFP

Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 21h38.

Um bebê ligre, um híbrido raro que resulta do cruzamento entre um leão e uma tigresa, nasceu em um zoológico itinerante na região de Rostov del Don, no sul da Rússia - disse à AFP seu diretor, Erik Airapetian.

Batizado Zar, o ligre nasceu há dois meses e meio da união entre a única tigresa desse pequeno parque zoológico, Princesa, e o leão Caesar, detalhou Airapetian.

Os pais de Zar "vivem juntos há muito tempo e se conhecem bem. Quando a tigresa ficou no cio, ela não tinha outra opção", acrescentou Airapetian.

Os ligres são animais extremamente raros, já que a probabilidade de que nasçam em seu entorno selvagem é quase nula. Os tigres vivem na Ásia, e o hábitat dos leões fica na África, explica o diretor.

"Atualmente, há apenas cerca de 20 ligres no mundo", completa.

O pequeno Zar tem a pele bege, própria dos leões, e o rosto coberto de listras, como os tigres, e está sendo alimentado com o leite de uma das cabras do Jardim Zoológico.

Por enquanto, seu tamanho não ultrapassa o de um gato, mas o ligre adulto é sempre maior do que seus pais, acrescenta Airapetian.

Esse animal pode chegar a pesar 400 quilos, enquanto o peso máximo de um tigre é de cerca de 300 kg, e o de um leão, de 250 kg.

Nos Estados Unidos, o ligre Hércules, que pesa 418 kg e mede 3,33 metros, é oficialmente o maior felino do mundo, registrado no Livro Guinness dos recordes.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AnimaisRússia

Mais de Ciência

Marte pode ter oceano 'escondido' em subsolo, diz estudo

Insulina inteligente avança em novas pesquisas globais

Beber água em excesso pode ser perigoso, dizem pesquisadores

Fóssil de braço revela detalhes sobre evolução dos 'Hobbits' da Indonésia

Mais na Exame