O que é ruptura do ligamento cruzado? Entenda a lesão que deixará Neymar um ano fora dos gramados
A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 18 de outubro de 2023 às 17h55.
Última atualização em 18 de outubro de 2023 às 17h59.
Nesta quarta-feira, 18, a CBF confirmou que Neymar ficará sem jogar por um ano , devido a uma lesão de ruptura do ligamento cruzado. O jogador saiu de maca na derrota do Brasil para o Uruguai por 2 a 0 nesta terça-feira, 17.
A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda física, como é o caso do futebol, têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos do joelho.
O que é ruptura do ligamento cruzado do joelho?
Segundo o portal Orthoinfo, aarticulação do joelho é formada pelo encontro de três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a rótula (patela). Os ossos são conectados entre si por meio de quatro ligamentos principais, que agem como fibras para manter os ossos unidos.
A lesão de Neymar tem diferentes níveis e acontece quando há justamente uma ruptura de um desses ligamentos que une os ossos. No caso do jogador, o rompimento foi no ligamento cruzado, localizado nocentro do joelho que impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur.
Níveis
Distensões de grau 1. Em um estiramento de grau 1, o ligamento é levemente danificado. Ele foi levemente estirado, mas ainda consegue manter a articulação do joelho estável.
Distensões de grau 2. Em um estiramento de grau 2, o ligamento é estirado até o ponto de se soltar. Costuma ser chamado de ruptura parcial do ligamento.
Distensões de grau 3. Este tipo de estiramento costuma ser chamado de ruptura total do ligamento. O ligamento é separado em dois pedaços, e a articulação do joelho fica instável.
Tratamento
Na maioria do casos o tratamento é feito por meio de cirurgia. Nesses casos, após o procedimento, é necessário fazer uma fisioterapiaconcentrada primeiro na recuperação dos movimentos da articulação e posteriormente o fortalecimento elaborado para proteger o novo ligamento.