Esporte

Neymar ficará pelo menos seis meses sem jogar após sofrer lesão no joelho esquerdo

Segundo comunicado da CBF, o jogador passou por exames clínicos e de imagem que detectou ruptura do ligamento cruzado anterior

Neymar: Atualmente jogando pelo Al-Hilal da Arábia Saudita, é provável que o camisa 10 fique fora pelo restante da temporada (	Guillermo Legaria / Correspondente autônomo/Getty Images)

Neymar: Atualmente jogando pelo Al-Hilal da Arábia Saudita, é provável que o camisa 10 fique fora pelo restante da temporada ( Guillermo Legaria / Correspondente autônomo/Getty Images)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 18 de outubro de 2023 às 17h15.

Última atualização em 19 de outubro de 2023 às 10h01.

Neymar ficará seis meses fora dos gramados após lesão sofrida no joelho esquerdo, durante o jogo contra Uruguai desta terça-feira, 17, válido pelas Eliminatórias da Copa 2026. O craque saiu de maca do gramado pouco antes do término do primeiro tempo.

Após arrancada no meio campo, Neymar conseguiu se desvencilhar da marcação, mas ao pisar, sofreu a lesão e imediatamente pediu substituição. Ao fim da primeira etapa, Neymar não conseguiu pisar para ir ao vestiário e deixou o campo com ajuda.

Segundo comunicado da CBF, o jogador passou por exames clínicos e de imagem que detectou ruptura do ligamento cruzado anterior. Atualmente jogando pelo Al-Hilal da Arábia Saudita, é provável que o camisa 10 fique fora pelo restante da temporada.

Veja o comunicado da CBF

"O atacante Neymar Jr. da Seleção Brasileira e do Al-Hilal, da Arábia Saudita, passou por exames clínicos e de imagem nesta quarta-feira (18), que confirmaram a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Na noite desta terça-feira (17), Neymar sofreu entorse do joelho durante jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai, em Montevideo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026.

O atacante passará por procedimento cirúrgico, em data ainda a ser definida, para correção das lesões. O departamento médico da Seleção Brasileira, sob a supervisão do Dr. Rodrigo Lasmar, e do Al Hilal, estão em contato permanente e alinhados na recuperação do atleta."

O que é ruptura do ligamento cruzado do joelho?

Segundo o portal Orthoinfo, a articulação do joelho é formada pelo encontro de três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a rótula (patela). Os ossos são conectados entre si por meio de quatro ligamentos principais, que agem como fibras para manter os ossos unidos.

A lesão de Neymar tem diferentes níveis e acontece quando há justamente uma ruptura de um desses ligamentos que une os ossos. No caso do jogador, o rompimento foi no ligamento cruzado, localizado no centro do joelho que impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur.

Lesões constantes

Neymar tem tido muitas lesões nos últimos anos. A última foi durante a Copa do Mundo em que ele ficou fora de dois jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, devido a um entorse no tornozelo ocorrido no jogo de estreia. O jogador passará por cirurgia, porém a data ainda não foi definida.

Acompanhe tudo sobre:FutebolNeymar

Mais de Esporte

Alison dos Santos vence última prova nos 400m com barreiras antes das Olimpíadas de Paris

Saiba como foi projetada a tocha olímpica, inspirada nos reflexos da Torre Eiffel sobre o rio Sena

Jogos de sábado, 20 de julho de 2024, onde assistir ao vivo e horários

Mais na Exame