Ciência

O que é a gripe do tomate? Infecção identificada na Índia acomete principalmente crianças

Estudo publicado na The Lancet mapeou 82 casos de crianças menores de 5 anos infectadas pela doença

Erupções cutâneas: sintoma comum na gripe do tomate (Helin Loik-Tomson/Getty Images)

Erupções cutâneas: sintoma comum na gripe do tomate (Helin Loik-Tomson/Getty Images)

Há uma nova doença infecciosa no radar dos especialistas: entre os dias 6 de maio e 26 de julho, foram registrados mais de 82 casos de crianças menores de 5 anos infectadas pela chamada gripe do tomate na Índia.

De acordo com o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar, na Índia, outros 26 pequenos com idade entre 1 e 9 anos também parecem ter sido atingidos na região de Odisha.

A nova doença foi relatada em um artigo na prestigiada revista científica The Lancet. Participaram de sua concepção pesquisadores da LM College of Pharmacy, da LJ University, ambas indianas, e da Victoria University, na Austrália.

Os sintomas da gripe do tomate

Os especialistas registraram que os sintomas da nova doença são, inicialmente, febre, fadiga e dores no corpo, e erupções na pele.

Segundo o que indicaram no artigo publicado na The Lancet, a gripe do tomate tem relação com a chikungunya ou dengue em crianças, sendo um estágio posterior e não uma infecção viral.

No entanto, há outra hipótese no radar: o vírus pode ser uma nova variante da mão-pé-boca, uma doença infecciosa comum que atinge principalmente crianças com idades entre 1 e 5 anos e adultos imunocomprometidos.

Como identificar a gripe do tomate

O diagnóstico tem sido feito por exclusão. O médico vai avaliar quais vírus podem estar causando os sintomas, se exames não comprovarem a lista de vírus mais comuns e possíveis em crianças, os médicos devem concluir que o paciente está com a gripe do tomate.

Há tratamento para a gripe do tomate?

Ao que parece, a gripe do tomate é uma doença autolimitada, isto é, se resolve sozinha, e não existe medicamento específico para tratá-la.

Acompanhe tudo sobre:DoençasGripesÍndia

Mais de Ciência

Einstein estava certo sobre a gravidade em buracos negros, diz estudo

'Saquinho' de nicotina ganha adeptos para perda de peso

Usuários do Wegovy mantêm perda de peso por quatro anos, diz Novo Nordisk

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Mais na Exame