Eclipse solar em Marte é registrado por rover Perseverance; veja vídeo

Fobos, lua do planeta vermelho, foi registrada passando em frente ao Sol; satélite está destinado a colidir com Marte daqui milhões de anos
 (Reprodução/NASA/MOLA Science Team/ O. de Goursac, Adrian Lark)
(Reprodução/NASA/MOLA Science Team/ O. de Goursac, Adrian Lark)
Por Laura PanciniPublicado em 22/04/2022 10:16 | Última atualização em 22/04/2022 12:27Tempo de Leitura: 2 min de leitura

O rover Perseverance da Nasa, conseguiu capturar imagens impressionantes de Fobos, uma lua de Marte, passando em frente ao Sol.

Há mais de um ano em Marte, o Perseverance tem como objetivo buscar indícios de que já houve vida no planeta vermelho. O rover já registrou fotos e até um áudio de lá.

O eclipse solar registrado pode ajudar cientistas a entender melhor como a órbita do planeta influencia na geologia e clima da superfície marciana.

Inclusive, os cientistas já sabem que Fobos está condenado: a lua está se aproximando da superfície marciana e está destinada a colidir com o planeta em dezenas de milhões de anos.

VEJA TAMBÉM

Comando Espacial dos EUA confirma 1º meteorito alienígena a atingir Terra

Maior cometa já observado segue em direção à Terra; veja vídeo

Eclipse solar registrado em Marte

Capturado com a câmera Mastcam-Z em 2 de abril, o 397º dia marciano, o eclipse durou pouco mais de 40 segundos. Ele foi muito mais curto do que um envolvendo a Lua da Terra, já que Fobos é cerca de 157 vezes menor que a Lua.

Em 2004, o rover Curiosity da Nasa gravou um vídeo de Fobos durante um eclipse solar, mas a gravação feita pelo Perseverance é a de melhor qualidade já produzida.

“Você pode ver detalhes na forma da sombra de Fobos. Você também pode ver manchas solares”, disse Mark Lemmon, astrônomo planetário que orquestrou a maioria das observações de Fobos por Marte. “E é legal que você possa ver este eclipse exatamente como o rover o viu de Marte.”