Ciência

Eclipse solar em Marte é registrado por rover Perseverance; veja vídeo

Fobos, lua do planeta vermelho, foi registrada passando em frente ao Sol; satélite está destinado a colidir com Marte daqui milhões de anos

Olympus Mons em Marte (NASA/MOLA Science Team/ O. de Goursac, Adrian Lark/Reprodução)

Olympus Mons em Marte (NASA/MOLA Science Team/ O. de Goursac, Adrian Lark/Reprodução)

LP

Laura Pancini

Publicado em 22 de abril de 2022 às 10h16.

Última atualização em 22 de abril de 2022 às 12h27.

O rover Perseverance da Nasa, conseguiu capturar imagens impressionantes de Fobos, uma lua de Marte, passando em frente ao Sol.

Há mais de um ano em Marte, o Perseverance tem como objetivo buscar indícios de que já houve vida no planeta vermelho. O rover já registrou fotos e até um áudio de lá.

O eclipse solar registrado pode ajudar cientistas a entender melhor como a órbita do planeta influencia na geologia e clima da superfície marciana.

Inclusive, os cientistas já sabem que Fobos está condenado: a lua está se aproximando da superfície marciana e está destinada a colidir com o planeta em dezenas de milhões de anos.

VEJA TAMBÉM

Comando Espacial dos EUA confirma 1º meteorito alienígena a atingir Terra

Maior cometa já observado segue em direção à Terra; veja vídeo

Eclipse solar registrado em Marte

Capturado com a câmera Mastcam-Z em 2 de abril, o 397º dia marciano, o eclipse durou pouco mais de 40 segundos. Ele foi muito mais curto do que um envolvendo a Lua da Terra, já que Fobos é cerca de 157 vezes menor que a Lua.

Em 2004, o rover Curiosity da Nasa gravou um vídeo de Fobos durante um eclipse solar, mas a gravação feita pelo Perseverance é a de melhor qualidade já produzida.

“Você pode ver detalhes na forma da sombra de Fobos. Você também pode ver manchas solares”, disse Mark Lemmon, astrônomo planetário que orquestrou a maioria das observações de Fobos por Marte. “E é legal que você possa ver este eclipse exatamente como o rover o viu de Marte.”

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:MarteNasaVídeos

Mais de Ciência

Ozempic reduz risco de morte para pessoas com diabetes, revela estudo

Einstein estava certo sobre a gravidade em buracos negros, diz estudo

'Saquinho' de nicotina ganha adeptos para perda de peso

Usuários do Wegovy mantêm perda de peso por quatro anos, diz Novo Nordisk

Mais na Exame