Acompanhe:

Esta é a melhor hora do dia para tomar café

Se você ingere cafeína assim que acorda, considere repensar seus hábitos

Modo escuro

Continua após a publicidade
. (EyeEm/Getty Images)

. (EyeEm/Getty Images)

A
Ariane Alves

Publicado em 9 de outubro de 2018 às, 05h55.

Última atualização em 9 de outubro de 2018 às, 05h55.

São Paulo – Mais de 85% da população norte-americana consome cafeína regularmente, e o café é a principal bebida ingerida com a substância. E esta também é a razão pela qual 40% dos cidadãos americanos não dormem o suficiente. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café, atrás apenas da população dos Estados Unidos, os brasileiros consumiram 1,7 milhão de toneladas do produto em 2017.

Um traço cultural em grande parte do Ocidente é tomar sua xícara de café nas primeiras horas da manhã, logo após acordar. Porém, de acordo com nutricionistas, se você quiser se sentir acordado e em alerta para realizar melhor suas tarefas durante a tarde, talvez não deva consumir cafeína tão cedo assim.

Ingerir café logo que acorda pode fazer com que você se sinta nervoso e agitado logo em seguida, mas bastante cansado algumas horas depois.

O que acontece no organismo

Quando despertamos, nosso organismo está produzindo elevadas doses de cortisol, o hormônio do estresse responsável por nos deixar ansiosos.

Se consumimos cafeína nesse período, os níveis de cortisol se tornam ainda mais altos, sendo até perigosos para pessoas naturalmente ansiosas. Mais tarde, quando tanto a cafeína quando o cortisol têm sua presença no sangue diminuídas, tendemos a sentir mais cansaço que o esperado.

A maneira mais fácil de se sentir disposto pela manhã é ter boas horas de sono na noite anterior. Além disso, você pode tomar seu café algumas horas depois do que faz normalmente.

Considere tomar café um pouco mais tarde

“Beba café quando seu corpo estiver produzindo menos cortisol", recomenda Laura Cipullo, nutricionista e autora do livro The Women’s Health Body Clock Diet ("A Dieta do Relógio para um Corpo Feminino Saudável", em tradução livre), em entrevista ao site CNBC.com. Ou seja, se você costuma acordar entre 6h e 8h da manhã, um bom horário para tomar café é entre 9h e 11h. Esta mudança deve ser feita aos poucos, caso você já tenha o hábito de ingerir cafeína logo ao despertar. Com uma transição repentina, o corpo pode ficar cansado de repente em tarefas como dirigir, por exemplo.

Já a nutricionista Melanie Dellinges defende que mais importante que o horário é a quantidade de cafeína que você consome, não devendo ultrapassar quatro xícaras por dia. Dellinges ressalta ainda a importância de cessar o consumo de café antes do fim da tarde, já que a substância pode atrapalhar o sono até seis horas antes após ingerida. Se você pretende dormir às 21h, por exemplo, não deveria tomar café depois das 15h.

Se ainda assim você precisa de um estímulo de cafeína, experimente uma xícara de chá preto, que contém a metade da quantidade de uma xícara de café, ou chá verde, que leva apenas um terço de cafeína em sua composição. Também não se esqueça de beber água, o que evitará que você se sinta lento, sem ameaçar sua rotina noturna.

Últimas Notícias

Ver mais
Qual é a origem da Lua? Agência espacial do Japão diz ter pistas
Ciência

Qual é a origem da Lua? Agência espacial do Japão diz ter pistas

Há 6 horas

Empresa dos EUA consegue levar sonda à superfície da Lua após 52 anos
Ciência

Empresa dos EUA consegue levar sonda à superfície da Lua após 52 anos

Há 17 horas

12 anos da missão Juno: veja imagens impressionantes de Júpiter capturadas pela Nasa
Ciência

12 anos da missão Juno: veja imagens impressionantes de Júpiter capturadas pela Nasa

Há um dia

Missão à Lua: saiba como assistir e por que é tão difícil fazer um pouso suave
Ciência

Missão à Lua: saiba como assistir e por que é tão difícil fazer um pouso suave

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais