Como lidar com a ingratidão? Veja 10 frases para responder ao comportamento, segundo psicólogos
Especialistas destacam que pessoas com esses traços de personalidade têm dificuldade em estabelecer conexões profundas com os demais
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2025/01/GettyImages-1765053017.jpg?quality=70&strip=info&w=1024)
Repórter
Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 13h03.
Última atualização em 27 de janeiro de 2025 às 13h09.
Em muitos relacionamentos, é comum a existência de conflitos e desentendimentos. São inúmeros os fatores que podem levar a essa situação. Mas, para pesquisadores, um elemento cada vez mais presente nos problemas conjugais é a ingratidão .
A ingratidão comportamental refere-se à dificuldade de uma pessoa em reconhecer ou valorizar os favores e as coisas que recebe. Indivíduos ingratos frequentemente possuem habilidades manipulativas, enganando os outros com atitudes gentis inicialmente, para depois revelarem suas verdadeiras intenções.
Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que aqueles que exibem ingratidão tendem a destacar os aspectos negativos de suas vidas. Eles se colocam como vítimas em várias situações, alegando que o que recebem nunca é suficiente, e culpam o mundo por isso.
Especialistas apontam que pessoas ingratas costumam usar expressões que refletem sua falta de gratidão, o que contribui para uma constante insatisfação. Elas criam expectativas fora da realidade e exigem muito dos outros, o que pode tornar as relações difíceis.
Além disso, não costumam reconhecer a ajuda dos outros como uma solução para facilitar as situações e, muitas vezes, se comunicam de forma ofensiva, minimizando os esforços dos outros, como se isso fosse uma obrigação.
Se você se deparar com alguém ingrato que não valoriza suas ações, é possível responder de maneira respeitosa e direta, expressando seu desconforto com a situação.
Confira algumas frases para responder para pessoas ingratas?
- "Entendo que você tem suas próprias opiniões."
- "Prefiro focar em coisas positivas e construtivas."
- "Vamos concordar em discordar, então."
- "Agradeço seu ponto de vista, mesmo que seja diferente do meu."
- "Vamos manter a calma e encontrar um terreno comum."
- "Sinto muito que você se sinta assim."
- "Vamos tentar resolver isso de uma forma que funcione para ambos."
- "Posso ver que você tem fortes sentimentos sobre isso."
- "Às vezes, os gestos falam mais do que as palavras."
- "Fico triste por você não perceber o valor das coisas, mas espero que um dia veja."