Acompanhe:

Cientistas estudam gata infectada por covid-19 em Caxias do Sul

Caso é raro e não há indícios de transmissão para humanos; donos do animal também testaram positivo para a doença

Modo escuro

Continua após a publicidade
Gatos: no Brasil, primeiro caso de animal contaminado com covid-19 foi uma felina em Cuiabá (Altan Gocher/NurPhoto/Getty Images)

Gatos: no Brasil, primeiro caso de animal contaminado com covid-19 foi uma felina em Cuiabá (Altan Gocher/NurPhoto/Getty Images)

L
Laura Pancini

Publicado em 23 de março de 2021 às, 15h31.

Última atualização em 31 de março de 2021 às, 16h22.

*Correção: Em uma versão original, o título dizia que a gata havia morrido da doença. A informação era falsa e corrigimos o texto.

Uma gata infectada com o novo coronavírus morreu na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O animal de dois anos de idade foi diagnosticado no dia 5 de março, duas semanas após seus donos também testarem positivo para a doença. Eles a levaram para um atendimento veterinário e o exame clínico apontou sintomas de perda de apetite, tosse, rouquidão, falta de ar e leve perda de peso.

O exame radiológico revelou "quadro inflamatório pulmonar, compatível a patologias de caráter infeccioso", de acordo com o documento. Uma semana após o diagnóstico, o animal necessitou de apoio respiratório e chegou a ser internada, mas foi liberada.

Posteriormente, um teste RT-PCR deu positivo para a presença de RNA viral do vírus. Os outros dois gatos que dividem a casa não tiveram sintomas e seus testes ainda estão em análise.

A Universidade de Caxias do Sul e da Universidade Feevale, responsáveis pela testagem dos três gatos, farão o sequenciamento genético da amostra do vírus para descobrir qual a variante responsável pela contaminação. No momento, a cepa brasileira P1 está dominante no estado.

O primeiro teste positivo da doença em um animal doméstico no Brasil foi na capital de Mato Grosso, Cuiabá. O caso é de uma gata de propriedade de uma família diagnosticada com o novo coronavírus. O animal não apresentou sintomas e seguiu em isolamento domiciliar com seus donos. Ao todo, pesquisadores já registraram 13 casos de animais com o coronavírus no Brasil.

Em maio de 2020, uma pesquisa publicada no periódico científico New England of Medicine afirmou que os gatos eram capazes de ser infectados pela covid-19 por humanos, mas somente de repassá-las para outros gatos. Não existe, portanto, nenhuma evidência científica de que o contágio de forma contrária aconteça.

Outro grande estudo realizado sobre casos de covid-19 em animais apontou, no entanto, que cães e gatos podem ser infectados pelo vírus tanto quanto os humanos, mas com sintomas muito mais leves e com menos riscos. Os pets, embora não apresentassem RNA positivo do vírus, já possuíam anticorpos contra a covid-19, o que indica que eles foram infectados anteriormente pela doença. Os pesquisadores descobriram que evidências de uma infecção prévia estavam presentes em 3% dos cachorros e em 4% dos gatos que participaram do estudo.

Os animais devem fazer distanciamento social?

Em um comunicado oficial, a Federal And Drug Administration (FDA), agência americana análoga à Anvisa, recomenda que os animais não interajam com humanos e outros animais fora de casa durante o período da quarentena. O artigo diz ainda que donos de animais de estimação devem evitar passear com eles em parques e outros locais que possam ter um grande número de pessoas.

No Brasil, o Ministério da Saúde já recomendou, em uma fala sobre o coronavírus, que as pessoas sempre lavem as mãos após a interação com animais.

Quais animais correm mais risco?

De acordo com artigo publicado em setembro de 2020, com base na análise genômica de diferentes espécies, estes são os animais que correm mais risco de contrair covid-19 (mas não necessariamente são capazes de transmitir para humanos).

Muito alto: humano, chimpanzé, gorila-ocidental-das-terras-baixas, bonobo

Alto: cariacu, hamster chinês, tamanduá-bandeira, golfinho-roaz

Médio: tigre siberiano, ovelha, gato, gado

Baixo: porco, cavalo, cachorro, elefante africano

Muito baixo: leão-marinho-da-califórnia, rato comum, corvo americano, jacaré norte-americano

Últimas Notícias

Ver mais
Mars quer garantir o chocolate de quem nasceu em 2020 — e a ração dos pets
ESG

Mars quer garantir o chocolate de quem nasceu em 2020 — e a ração dos pets

Há um dia

Quais são os 10 maiores supermercados do RS e quanto eles faturam? Veja a lista
seloNegócios

Quais são os 10 maiores supermercados do RS e quanto eles faturam? Veja a lista

Há um dia

Gatos do palácio presidencial do México vão receber comida e cuidados vitalícios
Mundo

Gatos do palácio presidencial do México vão receber comida e cuidados vitalícios

Há 2 dias

Com influenciadores e executivos, Gramado Summit começa nesta quarta-feira; veja programação
seloCarreira

Com influenciadores e executivos, Gramado Summit começa nesta quarta-feira; veja programação

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais