Casados há quase 60 anos, Tarcísio e Gloria são considerados um dos casais mais longevos da dramaturgia nacional, os dois contracenaram na primeira novela diária da história da televisão brasileira, 2-5499 Ocupado, da TV Excelsior, em 1963. Com contrato fixo na Globo desde 1967, o casal não teve seu contrato renovado em setembro de 2020.
Tarcísio Meira morre aos 85 anos por complicações da covid-19
Ator estava internado com covid na UTI do hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista
Da redação, com agências
Publicado em 12 de agosto de 2021 às 11h22.
Última atualização em 12 de agosto de 2021 às 12h13.
O ator Tarcísio Meira, de 85 anos, morreu nesta quinta-feira, 12, vítima de covid-19 . Ele e a esposa, Glória Menezes, de 86 anos, foram internados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 6 de agosto.
O artista chegou a ser intubado na UTI e fez hemodiálise contínua. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a atriz está se recuperando bem e recebe auxílio de oxigênio via nasal. Ela está internada em um apartamento.
Ambos receberam a 2ª dose da vacina contra covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo.Cabe ressaltar que a infecção, hospitalização ou morte de pessoas que já foram imunizadas não indica ineficácia de vacinas. T odos as vacinas reduzem o risco de complicações causadas pela doença,principalmente depois da segunda dose.
Meira nasceu em São Paulono dia 5 de outubro de 1935. Estreou na TV Globo em 1967 e trabalhou em mais de 60 programas, entre novelas e minisséries. O último papel do ator na Globo foi na novela Orgulho e Paixão há três anos, com o personagem Lorde Williamson. Ele teve infecção pulmonar na época e deixou as gravações quatro meses antes do previsto.
Tarcísio Meira foi um dos maiores atores brasileiros. Em 1961, no começo de sua carreira, o jovem artista, com 26 anos, recebeu seu primeiro prêmio. Foi o ator revelação daquele ano pelas novela Maria Antonieta. Tarcísio venceria outras vezes o troféu Imprensa ao longo de sua carreira. Foi premiado pela APCA (em 1976 e 2001), em 2005 Glória Menezes e ele receberam o Troféu Oscarito no Festival de Gramado e mais recentemente, em 2016, ganhou todos os prêmios importantes de teatro, incluindo o Shell por sua interpretação em O Camareiro.
No cinema, não lhe faltaram papéis desafiadores, incluindo o policial violento e corrupto - Mateus - de República dos Assassinos, que Miguel Faria Jr. adaptou, em 1979, do livro de Aguinaldo Silva sobre os esquadrões da morte. Com Khouri, fez também o Dr. Osmar de Amor, Estranho Amor e o filme de 1982 deu origem, mais tarde, a uma complicada disputa de direitos autorais, quando Xuxa Meneghel, convertida em rainha dos baixinhos, brigou na Justiça por sua interdição. Foi o Boca de Ouro na insatisfatória versão da peça de Nelson Rodrigues por Walter Avancini (com Claudia Raia e Luma de Oliveira) e interpretou-se a si mesmo no experimental Anabazys, de Joel Pizzini e Paloma Rocha.
Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME .